sexta-feira, junho 23, 2006

JAPAO 1 x 4 BRASIL

JAPAO 1 x 4 BRASIL

Tamada, Ronaldo, Juninho, Gilberto, Ronaldo

notas JAP:
6,5 Kawaguchi
5,5 Kaji
5,0 Nakazawa
6,0 Tsuboi
5,5 Alex
6,0 Inamoto
6,0 Hide Nakata
5,5 Ogasawara (s.n. Koji Nakata)
6,0 Nakamura
5,0 Maki (s.n. Takahara (s.n. Oguro))
6,5 Tamada

notas BRA:
6,0 Dida (s.n. Rogerio Ceni)
6,5 Cicinho
5,5 Lucio
7,0 Juan
6,5 Gilberto
6,0 Gilberto Silva
7,0 Juninho Pernambucano
6,0 Kakà (s.n. Ricardinho)
7,0 Ronaldinho (s.n. Ze Roberto)
7,0 Robinho
7,5 Ronaldo

Anàlise: O Brasil, com varias modificaçoes para poupar jogadores pendurados com cartao amarelo, parte para cima do Japao. Ronaldo visivelmente em melhor forma fisica, Robinho se movimentando muito, Ronaldinho jogando bem mais perto dos atacantes e o apoio forte dos laterais, especialmente Cicinho, fizeram com que o Brasil criasse varias oportunidades nos primeiros 20 minutos. Kakà esteve abaixo dos dois jogos anteriores, mas teve uma participaçao frequente nas jogadas, pelo menos no primeiro tempo. Juninho Pernambucano jogou exatamente na posiçao de Ze Roberto, ao lado de Gilberto Silva, mas sem executar a mesma funçao. Juninho apareceu mais vezes no ataque, executou lançamentos e chutou de fora da àrea.
Apesar de estar fazendo sua melhor partida na fase de grupos, o gol brasileiro nao saia e o Japao acabou aproveitando uma desatençao de Lucio na marcaçao para abrir o placar. No final do primeiro tempo Ronaldo empata, de cabeça, em jogada de Ronaldinho e Cicinho. No inicio do segundo tempo Juninho marca o segundo, num chute venenoso de longa distancia, e Gilberto amplia apos receber sensacional passe longo de Ronaldinho. Ronaldo define o marcador apos uma bela tabela com Juan. A seleçao fez sua melhor partida, a primeira em que jogou um futebol mais vistoso mas contra o adversario mais fraco da chave

Analise dos substitutos:
Juninho Pernambucano: jogou mais proximo do ataque, procurou armar o jogo e chutar de longe; mas, a limitacao do adversario impediu de verificar o quanto a seleçao perde defensivamente com sua presença no posto de Ze Roberto. Ao contrario do que a imprensa inventou, Juninho nunca foi volante. Passou a jogar um pouco mais atras no Lyon, mas nao è um jogador tao eficiente quanto Emerson e Ze Roberto na marcaçao e na roubada de bola. Tambem nao tem a velocidade e a movimentacao tao intensa de Ze Roberto, nem a jogada de apoio pela esquerda, que Ze Roberto costuma fazer devido a incapacidade de Roberto Carlos explorar o setor.

Cicinho: muito forte no apoio, ocupou muito bem os espaços que o Japao deixava em seu setor. Ao contrario de Cafu, sabe que tem folego para voltar apòs a fase ofensiva. Porèm, assim como Cafu, nao è um grande marcador e nem um grande cruzador.

Gilberto: avançou menos que Cicinho e no primeiro tempo foi pego mal posicionado algumas vezes pelo ataque japones; sua melhor contribuiçao foi o belo gol. Melhor que Roberto Carlos ele è, mas nao teve uma atuaçao à altura do resto da equipe.

Gilberto Silva: visivelmente em melhor forma fisica que Emerson; nao tem a mesma tecnica do jogador da Juventus, mas em compensaçao sabe jogar entre os zagueiros, como fazia Mauro Silba em 94. Como a zaga tem estado muito exposta, com Lucio e Juan quase sempre marcando sozinhos a dupla de atacantes adversarios em funçao das dificuldade de marcaçao dos laterais e da ajuda apenas parcial de Kakà e Ronaldinho, um jogador que faça tal funçao pode ser muito importante.

Eu escalaria a seleçao com: Dida, Cafu ou Cicinho, Lucio, Juan e Gilberto; Gilberto Silva, Juninho, Ze Roberto e Kakà; Ronaldinho e Ronaldo.

Robinho: em relaçao a Adriano, sua movimentaçao oferece ao time uma opçao de jogo que combina mais com o futebol de Ronaldinho, Kaka e Ronaldinho. Perde-se, contudo em força fisica e potencia do chute.

1 comentário:

Lenise Souza disse...

Como torcedora, adorei o 4 x 1!
Achei que o Zico deveria largar a tentativa de ser treinador, pois como tal ele é "franguinho" e nao galinho...rs

Este jogo serviu principalmente para tirar o peso das costas do Ronaldo, que vinha sem gols.

Depois do 4 x 1, os otimistas estao achado que o hexa ta no papo, os pessimistas, que o Japao é uma bosta. Eu, acredito que temos chances, mas nao sou tao oimista. Temos bons jogadores, porem eu estaria mais tranquila se nosso treinador fosse o Felipao!

Vamos ver, agora é pra valer!
Beijao
Lenise.