segunda-feira, junho 09, 2008

HOLANDA x ITALIA 3-0

gols: van Nistelrooy 26', Sneijder 31', van Bronckhorst 79'

HOLANDA
1 van der Sar 7
2-Boulahrouz 6; 21-Ooijer 6; 4-Mathijsen 6; 5-van Bronckhorst 8

17-de Jong 6; 8-Engelaar 6
18-Kuyt 8; 23-van der Waart 6; 10-Sneijder 8
9-van Nistelrooy 6
subs.: 7-van Persie (-9) 6; 3-Heitinga (-2) sn; 20-Afellay (-8) sn

ITALIA
1 Buffon 6
2-Panucci 6; 6-Barzagli 5; 23-Materazzi 4; 19-Zambrotta 5
8-Gattuso 5; 21-Pirlo 6; 13-Ambrosini 4
16-Camoranesi 5; 11-Di Natale 5
9-Toni 5
subs.: 3-Grosso (-23) 6; 7-Del Piero (-11) 6; 18-Cassano (-16) 6

Análise:
Grande partida da Holanda, sem dúvidas, mas sobretudo uma péssima noite italiana no plano tático. A Azzurra errou ao usar uma estratégia que não combinava com sua escalação, nem com o adversário. Até começou melhor, dominando o jogo por cerca de 10 minutos. Mas aos poucos a Holanda melhorou a marcação, começou a manter a posse de bola e a achar os espaços na defesa italiana. Por isso, mesmo que em um escandaloso impedimento, o primeiro gol holandês não foi totalmente injusto. Com os abomináveis Gattuso e Ambrosini à frente de Pirlo no meio de campo, preferidos a De Rossi e Aquilani, Camoranesi em dia de mais baixos que altos e pouca atividade dos laterais, a única saída de jogo razoável era com Pirlo. O resultado foi que a Italia nem jogou nem marcou, sendo envolvida pela movimentação de Sneijder, van der Waart e Kuyt. Mas além de mal escalada, a Italia teve muito azar. Além do gol irregular, o segundo tento holandês nasceu de um contrataque fulminante iniciado quando van Bronckhorst salvou um gol italiano em cima da linha. O terceiro gol foi muito semelhante, surgido logo após uma espetacular defesa de van der Sar em cobrança de falta de Pirlo. Naquele momento, já com Del Piero, Cassano e Grosso, a Itália jogava bem, pressionava e criava oportunidades. Mas, incrivelmente, a bola não entrava. E assim foi que a Holanda de um só atacante deu um "chocottone" na Itália de três atacantes. E no Brasil, ainda há quem se prenda aos velhos clichês.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tô totalmente por fora do futebol europeu...
Vi Austria x Croácia no domingo e achei ambas as equipes sofriveis.
Vi alguns jogos do campeonato italiano e é incrivel que tem treinadores que gostam do futebol tijolo e cimento do Gatuso.
Me surpreendi com o resultado elástico, soube que o time da Holanda era renovado e que tinha qualidade... creio ainda que Holanda e Itália passam neste grupo...