segunda-feira, agosto 17, 2015

Atuação de Alex contra o Fluminense na 18ª rodada do Brasileirão 2015


Tendo chegado em casa tarde e ligado a TV aos 14', depois me envolvendo em pedido de pizza e entrega de pizza, além de outras coisas caseiras, só consegui ver com atenção mesmo o segundo tempo de Inter x Fluminense. Chamou minha atenção o que teria sido uma boa atuação do Alex, pelo menos até ele ter sido transferido - erradamente - para a lateral-esquerda aos 32', com algumas boas finalizações, boa movimentação e uma grande quantidade de excelentes passes, especialmente para colocar Geferson em posição de cruzamento. Eis que, no grupo de whatsapp de colorados, alguns amigos e amigas detonaram a atuação de Alex, apenas um concordou comigo e outros não se empolgaram, preferindo exaltar a atuação de Nílton, escolhido o melhor em campo por uma de nossas rádios (ver próxima postagem).
Como sempre digo, estatísticas não explicam tudo, mas ajudam. E acho que meus olhos não estavam enganados. Entendo que naqueles 32 minutos Alex fez disparadamente sua melhor atuação fora do Gauchão. O quanto foi por conta do Fluminense ter tudo um jogador expulso no início do segundo tempo, não dá pra saber. Mas que foi bem, foi, e mereceu uma nota 6,5 na minha planilha, mesmo antes de fazer a análise a partir dos gráficos e números que encontrei no www.squawka.com.

Atuação do Alex nos primeiros 30' do segundo tempo:
Como mostram as figuras abaixo, Alex finalizou três vezes, uma para fora e duas certas, numa delas obrigando Cavalieri a espalmar para escanteio. Cobrou 4 escanteios, dos quais um resultou em finalização em gol, e fez mais um cruzamento, correto, da intermediária (pela posição, possivelmente de bola parada). Mas o que chama mesmo atenção são os passes. De 19 passes, somente 1 errado, e 4 deles longos, em profundidade, para a ponta esquerda.


índice índice2índice4
Atuação do Alex no primeiro tempo:
De fato, a atuação do paranaense foi inferior no primeiro tempo. Apenas uma finalização, e para fora. Um único cruzamento certo em 5 tentativas, ainda que criando uma finalização. Nos passes, 7 erros em 24 tentativas e, como se vê claramente na figura, raros passes em profundidade, muitos passes para o lado e para trás. Mas interessante perceber como Alex não se concentrou numa zona restrita do campo, alternando de lado constantemente: foram 7 passes/cruzamentos pela faixa esquerda, 11 pela direita e 12 pelo centro.
índice6índice5
  índice3


Comparando com o Alex de outros jogos:
Para validar a análise feita com base no scout técnico do Squawka, procurei comparar o que descrevi acima com os dados de duas partidas em que, pela pura observação na televisão, dei nota 5 a Alex. Na recente partida contra a Ponte Preta, em que jogou apenas os primeiros 45 minutos, Alex de um solitário chute a gol e passou a bola apenas 15 vezes, errando 4. Mas chama ainda mais atenção é que apenas 6 passes partiram da metade ofensiva do campo e tão somente dois no terço final, onde o jogo de decide. Apenas um desses passe e um cruzamento de bola parada resultaram em finalizações, bem como um dos três escanteios cobrados. Já no empate contra o Palmeiras, Alex jogou 60 minutos e teve um desempenho ainda mais fraco. Nenhum drible, nenhum cruzamento, nenhum chute a gol e tampouco alguma finalização permitida por algum de seus exíguos 16 passes certos em 21 tentativas. Embora mais presente no campo de ataque do que no jogo contra a Ponte, impressiona negativamente que apenas 4 passes no campo de ataque foram dados para a frente. No final da análise, passei a achar que a nota 5 foi - em ambas as partidas - benevolência da minha parte.
Mas o legal mesmo foi constatar que, pelo menos nessas três partidas, teria sido possível diferenciar uma atuação melhor do que as outras somente pelo scout computadorizado fornecido pela Opta ao squawka.com e tantos outros clientes.
alex2
alex1

Sem comentários: