domingo, junho 14, 2015

Copa América 2015: Brasil x Peru 2-1

Primeira fase - rodada 01
Temuco
14 de junho
gols: Cuevas, Neymar, Douglas Costa

Brasil (no 4-4-2):

Jefferson 5 - Falhou feio com o pé no precoce gol peruano.
Daniel Alves 7 - Não comprometeu defensivamente, não surtou e foi uma das melhores opções ofensivas, com 3 passes para finalizações, entre elas a do gol de empate.
Miranda 6,5 - Sofreu com Paolo Guerreiro, Farfán e companhia, mas mesmo sem fazer uma partida perfeita, deu conta do recado.
David Luiz 5 - Errou ao recuar apertado para Jefferson no lance do primeiro gol e fez uma partida de altos e baixos dali para frente. Não passou segurança.
Felipe Luís 6 - Seguro na defesa, como sempre, mas pouco eficiente no apoio. Perdeu grande chance de virar o jogo ao chutar de direita e desequilibrado uma bola que deveria ter sido passada para Tardelli.
Fernandinho 6 - Marcou, correu e pouco foi visto.
Elias 5,5 - Poderia ter dado melhor contribuição ofensiva, mas além de ter de se preocupar com o ágil ataque peruano, parece não estar tecnicamente num bom momento.
Willlian 7 - Muita movimentação, técnica e velocidade. Não foi decisivo, mas afora Neymar foi nosso jogador mais criativo.
Fred 6 - Voluntarioso e taticamente correto, mas um pouco tímido e sem brilho técnico. Jogar pelos lados nunca foi a sua. Poderia render mais na posição de Elias.
Neymar 8,5 - Iniciou a jogada do gol que concluiu num cabeceio e deu uma assistência magistral aos 48' do segundo tempo para gol da vitória. Fez várias boas jogadas e errou outras tantas. Mas se tivesse acertado todas, teria que ganhar nota 12.
Diego Tardelli 5 - Esforçado, volta para marcar e disputa todas as bolas com muita fome. Mas tecnicamente destoa do time. Perdeu bisonhamente um gol feito, de cabeça, em lance parecido com o que Neymar estufou as redes.

substitutos:
Douglas Costa 7 - Entrou no lugar de Diego Tardelli, mas jogou aberto pela direita, com Willian trocando de lado e centralizando Neymar e Fred. Não produziu muito além do gol decisivo, mas com ele em campo a seleção pôde ser mais aguda.
Roberto Firmino 6 - Não se destacou, mas em 15 minutos apareceu como melhor opção do que Tardelli como companheiro de Neymar no ataque.
Everton Ribeiro s.n. - Jogou menos de 10 minutos, no lugar de Fred.

Dunga 6 - Sempre há méritos do treinador na vitória, mas nem sempre na mesma proporção. As primeiras duas substituições melhoraram o time, mas poderiam ter acontecido bem mais cedo.

Nota Geral 6 - Sofremos tanto com o ataque do Peru quanto para conseguir fazer nossos próprios gols. Embora a posse de bola tenha sido de quase 60%, ficou a sensação de que não tivemos tanto volume de jogo. Mas o resultado foi vitorioso e, afinal, só tomamos o gol por conta de uma falha não forçada e grotesca de dois jogadores nossos, já que o Peru rondou muito a área, mas pouco finalizou.

Sem comentários: