domingo, julho 20, 2014

Brasileirão 2014 - 10ª rodada: Corinthians x Inter 2-1

CORINTHIANS x INTER 2-1
Brasileirão 2014
10ª rodada
17 jul 14, Arena Corinthians
gols: Guerrero 6', Fagner 9', Cláudio Winck 90'


Inter começou bem, com Rafael Moura perdendo boa oportunidade após passe de Alan Patrick às costas da linha de zagueiros. Mas dois erros defensivos do Inter em três minutos deram ao bom time do Corinthians uma vantagem que lhe permitiu jogar com cautela o restante da partida. Inter melhorou bastante quando João Afonso foi sacado por volta dos 30' ainda do primeiro tempo. Abel alegou que o jovem volante estava arriscado a levar um segundo amarelo, mas a verdade é jogava muito mal. Claudio Winck deu mais volume ao jogo colorado Apesar de ter errado várias jogadas, taticamente Claudio Winck foi o jogador que melhor substituiu Aránguiz até o momento. No segundo tempo, Abel deslocou D'Ale para a direita e Alan Patrick para o centro, com ambos crescendo de produção. O Inter dominou amplamente a posse de bola, pressionou o Corinthians e concedeu muito pouco. Apenas um cabeceio de Luciano para fora, às costas de Paulão, após cruzamento da direita, foi digno de registro no ataque alvinegro.  Apesar disso, o Inter criou poucas oportunidades claras, como a cabeceada de Valdivia - que entrara pela esquerda no lugar de Jorge Henrique - defendida por Cássio e pelo travessão, após ótimo cruzamento de D'Alessandro. Mesmo que o recuo Corinthiano se explique em boa medida pela vantagem no placar, o Inter colocou a defesa paulistana em constante dificuldade, inclusive com uma mal aproveitada superioridade  no jogo aéreo. Mas o gol saiu apenas os 45', em cruzamento de Wellington Silva - péssimo no restante do jogo - para Cláudio Winck cabecear no canto de Cássio.
Figura 1 - Primeiro gol do Corinthians: origem.
No primeiro quadro da figura 1 pode-se observar as linhas de marcação do 4-1-4 colorado (em amarelo) contra o 4-3-3 corinthiano (linhas laranjas) no início do lance do primeiro gol. D'Alessandro aparece fora da linha normal (tracejada), posicionado mais como um segundo atacante, talvez por conta do posicionamento baixo de Ralf. De todo modo, 4 jogadores ficaram alinhados (linha cheia) para, em tese, ocupar o espaço que poderia ser usados pelos outros dois meias e pelos laterais. Nota-se João Afonso próximo a Petros (não confundir com o árbitro, ao lado do colorado), Jorge Henrique sobre Fábio Santos, mas Willians e Alan Patrick não seguem de perto nenhum jogador. Atrás deles, a primeira linha defensiva do Inter  está posicionada corretamente para marcar os três atacantes corintianos, ficando um na sobra. Elias é quem está com a bola, mas como está bastante recuado, não aparece no quadro. Sem estar pressionado e vendo que Fagner avança às costas de Alan Patrick - que deveria ocupar aquele espaço, Elias estica a bola para o lateral e isso faz com que a primeira linha do Inter se desarrume (quadro 2). O terceiro quadro mostra Fabrício saindo da linha e atacando o lateral e Juan tomando sua posição, para cuidar de Luciano. Fabrício não chegará a tempo de evitar o passe de Fagner para Luciano mas até ali era um movimento correto de cobertura. Na figura 2, abaixo, o quadro 4 mostra que Willians não completa esse movimento de troca de marcadores e ao invés de acompanhar Jadson, corre na direção de Luciano para um improvável desarme. Willlians não chega, Juan erra o bote e Luciano se desvencilha dos dois, passando a bola para Jadson, livre Paulão e as costas do desatento camisa 8. O quadro 5 mostra o Inter perdendo a sobra, com Paulão contra dois correndo em sua direção, Fabrício marcando o avanço de Fagner pela direita e Wellington Silva cuidando de Guerreiro pelo outro lado. O erro fatal se escancara no quadro 6: Wellington Silva inexplicavelmente se esquece de Guerreiro, e corre em diagonal mais para o centro. Sem que Paulão pudesse ter feito a sobra, o atacante Peruano fica livre para receber a bola (quadro 7) e abrir o marcador. Em resumo, foram necessários quatro erros para que o gol saísse: 1) mau posicionamento de Alan Patrick, que nem pressionou Elias, nem acompanhou Fagner, 2) desatenção de Willians, 3) bote errado de Juan, 4) movimento errado de Wellington Silva.

Figura 2 - Primeiro gol do Corinthians: desenvolvimento e desfecho.
Poucos minutos depois, sai o segundo em gol em novo erro grosseiro de marcação, desta vez com Fabrício, como mostra a figura 3. 1) Fagner recebe bom lançamento de Jadson, que estava livre da região do grande círculo, atrás da linha divisória, logo após recuperação de bola em ataque colorado mal sucedido. 2) Fabrício corre atrás de Fagner e tenta o desarme, sem sucesso; Wellington Silva está muito longe de Luciano, Paulão e Juan acompanham Guerrero e Petros e o Inter novamente está sem sobra. 3) Fagner passa para Luciano na esquerda, Wellington Silva se vira, escorrega, e não consegue interceder no lance. 4) Luciano passa para Guerrero, que corria do centro para a esquerda, fugindo de Paulão. 5) Em vez de seguir Fagner, Fabrício corre para o centro,  quase se chocando com Juan e deixando o lateral completamente livre; 6) Fagner levanta o braço pedindo a bola, enquanto Guerrero se coordena para finalizar em gol antes que Paulão consiga fechar o espaço. Na figura 4, a tentativa de chute do atacante se transforma em passe involuntário para Fagner chutar cruzado e ampliar o placar.
Figura 3 - Jogada do segundo gol do Corinthians.
  
Figura 4 - Conclusão da jogada do segundo gol do Corinthians.


Dida 6
Wellignton Silva 5 (Wellington P. s/n.)  - Paulão 6 - Juan 5,5 - Fabrício 5
Willians 5
J. Henrique 5,5 (Valdivia 5,5) - D'Alessandro 7 - J. Afonso 4,5 (C. Winck 6,5) - Alan Patrick 6
Rafael Moura 5

Sem comentários: