sexta-feira, janeiro 18, 2013

CAN 2013 - Copa das Nações da Africa: Palpitão

Sempre tive alguma ligação inexplicável com esse continente, iniciada com as supreendentes atuações da Argélia na copa do mundo de 82 e de Camarões nas de 82 e 90. Desde a primeira vez que a TV brasileira transmitiu a Copa das Nações da Africa, muito conhecida como CAN e agora como AFCON, procuro acompanhar de perto os jogos em todas as edições televisionadas ou transmitidas pela internet em canais estrangeiros. E, como bom fã de futebol, mesmo não sendo um especialista e tendo pouco estudado a atualidade das equipes, arrisco aqui meus prognósticos.

GRUPO A:
Africa do Sul entra com o peso de dona da casa para contrabalançar um time de qualidade duvidosa e desfalcado de seu jogador mais importante, Piennar, que abandonou a seleção. Angola traz um bom retrospecto nos amistosos dos ultimos 3 meses. Marrocos tem uma boa safra de jovens meias, mas que decepcionou muito na CAN 2012, e ainda perdeu muita qualidade com a aposentadoria internacional do capitão Kharja e o afastamento de Taraabt, destaque do QPR na Premier League. Cabo Verde é o novato da vez e mesmo senso uma incógnita e tendo supreendido Camarões nas eliminatórias, não deve ter força para ir adiante.

1º Africa do Sul
2° Marrocos
3º Angola
4º Cabo Verde

GRUPO B:
Ghana sempre é forte, mas sem dois de seus principais jogadors, Boateng (abandonou a seleção) e André Ayew (afastado por indisciplina), não conseguirá repetir o futebol mostrado na última Copa e tende a uma participação ainda mais discreta do que na CAN 2012. Mali tem a melhor geração de jogadores dos últimos 20 anos, pelo menos, e vem praticamente completo. Níger é um dos países com menos expressão no futebol africano, mas surpreende com duas participações consecutivas na CAN. Contudo, tem muito pouca qualidade. Ao contrário, a Rep. Dem. do Congo tem tradição de título, futebol técnico e rápido e um elenco com vários bons jogadores. Se a greve por premiações ocorrida às vésperas da CAN não atrapalhar, é um bom candidato a azarão, tal qual foi o seu multicampeão Mazembe no Mundial de Clubes de 2010.

1º Mali
2º DR Congo
3º Ghana
4º Niger

GRUPO C:
Zâmbia é atual campeã porque teve competência, bom futebol e tudo conspirando a seu favor. Mas se um raio nao cai duas vezes no mesmo lugar e a classificação foi ganha nos pênaltis contra a fraca Uganda, é fato que os Chipolopolo tem um elenco forte e ainda melhor do que o de 2012. Nigéria não é sombra daquela força vista nas copas do mundo, com um time muito renovado e alguns poucos veteranos conhecidos, mas não desconsideraria uma boa campanha. Burkina Fasso mostrou alguma qualidade em 2012, mas ficou fora na primeira fase. O time atual é praticamente o mesmo, e pode engrossar contra os Nigerianos. A Etiópia é fundadora da CAF e fez sucesso nos anos 50 e 60, mas chegou meio por acaso na CAN e deve ter ainda menos qualidade que o vizinho Sudão, que esteve em algumas edições anteriores. Acho que perdem a três partidas.

1º Zâmbia
2° Nigéria
3° Burkina Faso
4º Etiópia

GRUPO D:
A Costa do Marfim vem com força máxima e determinada a, em sua última tentativa, conseguir um título à sua mais expressiva geração de jogadores. É, de longe, a grande favorita do grupo e da própria competição, o restante do grupo poderá ficar bastante embolado e, quem sabe, até mesmo atrapalhar os Elefantes. Argélia vem renovada após seus mais experientes jogadores terem desistido da seleção e é uma incógnita. Tunísia sempre mostra alguma qualidade técnica e organização tática e Togo aposta suas fichas no craque Adebayor.

1° Costa do Marfim
2° Tunísia
3° Argélia
4° Togo


PLAY-OFFS:

AFRICA DO SUL x D.R. CONGO
COSTA DO MARFIM x NIGERIA
ZÂMBIA x TUNISIA
MALI x MARROCOS

AFRICA DO SUL x COSTA DO MARFIM
ZAMBIA x MALI

COSTA DO MARFIM x MALI

Campeão: COSTA DO MARFIM

Na falta das minhas seleções preferidas, Egito e Senegal, torço pelo bi de Zâmbia, pela consagração de uma geração espetacular de Costa do Marfim ou pelos donos da casa, a Nação Arco-Iris de Nelson Mandela. N'kosi sikelele iAfrica....


Sem comentários: