domingo, agosto 24, 2008

Saldo Olímpico

Estranhamente ainda não ouvido nem li, na imprensa especializada, comentários sobre o Brasil ter ficado à frente de Cuba no quadro de medalhas. Certo que os cubanos nos superaram no total de medalhas, mas se o que vale é o ouro, o placar foi 3x2 para nós. Bom sinal de que o Brasil encaminha-se para ser a segunda potência esportiva das Américas em mais dois ou três ciclos olímpicos.

Futebol masculino: chegou aonde podia com o time que foi convocado, escalado e (mal) preparado. Mas como eu comentei antes, preparação especial para os jogos olímpicos é algo um tanto quanto utópico com o calendário atual do futebol internacional. De todo modo, os 0-3 contra a Argentina retrataram bem a diferença entre as duas equipes, mas nem tanto o que foi o jogo em si. Até a abertura do placar, não houve chocolate nenhum. E se aquele chute de Sóbis acertasse as redes ao invés das traves, logo depois do 1-0, não teria sido injusto ou estranho que o jogo fosse parar na prorrogação.

Balípodo feminino: quanto mais eu vejo as mulheres jogando bola, mais me convenço de que elas praticam um esporte muito parecido com o futebol, mas que não é o bom e velho esporte bretão. A exceção da Marta, elas correm, chutam e pensam o jogo de modo bem diferente do naipe masculino. O jogo é mais primário e muito, mas muito menos técnico, sem falar das goleiras que, embora tenham melhorado muito, ainda são sofríveis. Por isso, vou tratar o esporte como balípodo (melhor do que "bolapé", não é?). Não vai aqui nenhum preconceito ou crítica negativa. Acompanho a seleção feminina desde os tempos da ponteirinha-esquerda Roseli, quando disputaram um mundial pela primeira vez. Acordei cedo para ver todos os jogos da seleção de Marta e o fiz com gosto. Acho que há um encantamento desmedido com o balípodo feminino, muito mais a ver com as frustrações da seleção masculina do que propriamente com o que jogam as gurias. Sempre fazendo exceção à Marta. Mas que, também, não pode ser comparada a nenhum grande craque do masculino, pois sequer ela consegue chutar com força e direção ao mesmo tempo. Acho que o balípodo feminino precisa de ajustes em suas regras e detalhes. Campo menor, bola com tamanho e peso diferente e, por favor, um uniforme mais adequado à feminilidade. O macaquinho das Opalas do basquete australiano deixaria o balípodo feminino plasticamente muito mais agradável.

Judô: decepcionante o resultado de três bronzes para que vinha de três ouros no último mundial. Mas, quem acompanha minimamente esse esporte sabe que as competições são realmente equilibradas, pouco previsíveis e decididas em pequenos detalhes. É o tipo do esporte em que ter-se-ia 7 resultados diferentes se as mesmas lutas fossem travadas em 7 dias consecutivos. Mas, como tudo rola em um único e fatídico dia, 3 outros se tornam 3 bronzes com muito naturalidade.

Hipismo: em muitos aspectos é parecido com o Judô. E eu diria que é ainda mais equilibrado, pois o número de bons conjuntos é muito grande. O que o Brasil teve foi um imenso azar em Hong Kong. Primeiro foi o cavalo de Doda que não passou em um exame veterinário, obrigando nossa equipe a competir com o conjunto reserva. Justamente esse conjunto, com a amazona Carolina Mazza Benedcito, teve o pior resultado. Não seria um grande problema, pois o pior resultado dos 4 conjuntos é descartado. Mas, daí veio o segundo azar. Pedro Veniss, que havia zerado o percurso no primeiro dia, foi derrubado do seu cavalo e foi eliminado, validando as trocentas faltas cometidas por Camila. Tivesse Camila conseguido o belo resultado que teve, dias depois, na competição individual, o Brasil teria se classificado para a final em equipes, onde sempre foi forte candidato a medalha.

quinta-feira, agosto 21, 2008

INTER x PALMEIRAS 4-1

gols: Índio (de cabeça em cobrança de falta de Alex), Alex (chute de fora), Índio (de cabeça em cobrança de falta de D'Alessandro), Taison (em rebote de defesa do goleiro)

Clemer 6,5
Índio 8 - Bolívar 6 - Marcão 5,5
Rosinei 5,5 - Magrão 6,5 - Guiñazú 7 - G. Nery 5
D'Alessandro 6,5 - Alex 7
Nilmar 6
subs.: Taison 6 - Maycon 5,5 - Adriano 5,5
Tite: 6

domingo, agosto 10, 2008

VASCO x INTER 4-0

Clemer 4
Índio 5,5 - Bolívar 4 - Marcão 4
W. Monteiro 4 - Edinho 4 - Guiñazú 6 - G. Nery 6
D'Alessandro 5,5
Nilmar 5,5 - D. Carvalho 4,5
subs.: Rosinei 5 - Adriano 5 - L. Carlos 5,5
Tite 5,5: Impossível dar uma nota boa para o treinador de um time goleado, mas há de se dizer que a influência de Tite no mau resultado se deu muito mais pelo mau trabalho no ajuste da mecânica de jogo e a insuficiência de treinos específicos de bola parada (ofensiva e defensiva) do que propriamente por erros grosseiros de escalação ou substituição de jogadores. Pelo contrário, Tite fez substituições boas e nos momentos certos. Pior se não as tivesse feito.

quarta-feira, agosto 06, 2008

Olímpicas: futebol masculino

Desde que foi anunciada, achei mal montada a lista de convocados por Dunga para Pequim 2008. A não liberação de Robinho corrigiu um dos erros, o excesso de meia-atacantes (Tiago Neves, Ronaldinho e Diego). Durante os dois amistosos que precederam a chegada à capital chinesa, a simultânea falta de Tiago Silva e Alex Silva por contusão e suspensão trouxe à tona dois outros erros: o reduzido número de zagueiros e a falta de ao menos um volante com característica técnicas e físicas para jogar dentro da área. Além disso, Dunga chamou apenas um lateral-esquerdo, inventando uma inexistente capacidade de Ilsinho ser usado como coringa nos dois flancos defensivos. Tivesse então, chamado outro lateral esquerdo no lugar de Ilsinho, já que Alex Silva cansou de fazer a lateral direita pelo São Paulo. Com isso e um zagueiro no lugar de um dos 4 meia-atacantes inicialmente relacionados, a lista teria sido muito mais equilibrada. Finalizando, acho que o time titular terá poucos jogadores de boa estatura para defender a seleção do jogo aéreo na bola parada. Basicamente, os jogadores com 1,80 m são os zagueiros e Pato. Muito pouco.

Quanto às perspectivas de medalha, ressalto que embora a imprensa tenha passado meses reclamando da falta de preparação para o torneio olímpico, nenhum dos adversários deve ter feito muito melhor. Os motivos são evidentes: dificuldade de liberação de jogadores, falta de datas e incerteza sobre a presença dos "sobre-23". À exceção da Argentina, as demais seleções que costumam ser temidas (européias e africanas) não levarão "sobre-23" de primeira linha ou jogarão apenas com os sub-23.

Meus favoritos: Brasil, como sempre será em qualquer competição, Argentina (apesar do grupo chato em que caiu) e Holanda. A Itália, com boas promessas como Giovinco e Acquafresca, também pode aparecer bem.

sábado, agosto 02, 2008

FLUMINENSE x INTER 1-2

gols: Nilmar (2)

Clemer 6,5
W. Monteiro 5,5 - Índio 6,5 - Sorondo 7 - Marcão 6
Edinho 6 - Guiñazu 7
Rosinei 6,5 - Andrezinho 6,5 - Taison 6
Nilmar 7,5
subs.: Ramón 5,5 - Magrão 6 - Adriano 6

Tite 6: armou muito bem o time para o primeiro tempo, mas suas substituições desnecessárias e acovardadas fizeram o time retroceder demais, justamente no momento em que o Fluminense apertava e o Inter precisava adiantar a marcação e retomar o jogo de contra-ataques.

Notas dos Colorados

INTER x SANTOS 0-1

Clemer 6
Angelo 5 - Índio 6 - Danny M. 4 - Marcão 5
Edinho 5 - Guiñazú 6
Taison 5,5 - Andrezinho 5
Guto 4 - Walter 4,5
subs.: Ramón 5, Adriano 5, Talles Cunha sn
Tite: 6

IPATINGA x INTER 1-0
Clemer 6
Angelo 5 - Orozco 5 - Danny M. 6 - Marcão 5
Magrão 5 - Edinho 5 - Guiñazú 6
Taison 5,5 - Alex 5,5
Nilmar 5
subs.: Maycon 4,5, Andrezinho 5, Guto 4
Tite: 4

domingo, julho 20, 2008

NÁUTICO x INTER 1-1

gol: Nilmar, na pequena área, pegando rebote de bola no travessão

Renan 6,5
Jonas 5 - Índio 6 - Danny M. 6,5 - Marcão 4,5
Magrão 5,5 - Maycon 5 - Guiñazú 6,5
Taison 5
Nilmar 5,5 - Valter 5
Substitutos: Ângelo 5, Andrezinho 5, Guto 6

Tite 5: Insiste em escalar jogadores em má fase como Marcão ou comprovadamente insuficientes como Jonas e Maycon. Sem Alex, não houve articulação na meia-cancha, que passou a ser dominada com o crescimento do adversário após o intervalo. Apenas após tomar um gol (em mais um pênalti inexistente) é que o treinador tentou corrigir a meia-cancha com a entrada de Andrezinho no lugar de Taison. Corajosa, correta e eficiente a troca de Maycon por Guto.

quinta-feira, julho 17, 2008

Notas dos colorados nos últimos jogos

ATLETICO/PR x INTER 1-1
gol: Índio, de cabeça, em escanteio cobrado por Alex

Renan 5,5
Ricardo Lopes 5 - Índio 7 - Danny M. 6,5 - Marcão 5
Magrão 5 - Edinho 4,5 - Maycon 4
Taison 6 - Alex 6,5
Nilmar 5,5
Substitutos: Ramón 5, Adriano 5, Andrezinho sn

Tite 5: péssima escolha técnico-tática por Maycon pelo lado esquerdo da linha de volantes, o que foi bem corrigido no intervalo com a entrada de Ramón. Contudo, tecnicamente o time não melhorou pois o prata-da-casa não esteve em boa tarde. Mesmo com Taison pouco inspirado, após sua substituição por Adriano o time perdeu o dinamismo e caiu de produção.

INTER x ATLÉTICO-MG 1-0
gol: Nilmar, de cabeça, em cruzamento de Marcão

Renan 6,5
Ricardo Lopes 5,5 - Índio 6,5 - Danny M. 6,5 - Marcão 6
Magrão 6,5 - Edinho 5,5 - Guiñazú 6
Taison 6 - Alex 7
Nilmar 7,5
Substitutos: Valter sn, Maycon sn

Tite 6,5: nas substituições foi bem, embora devesse ter trocado Taison por Valter no momento em que o garoto começou a errar sucessivamente. Pelas contusões de Magrão e Alex, acabou tendo que deixar Taison até o fim. Ainda sem explicação a insistência em escalar Ricardo Lopes. Precisa treinar mais a marcação sob pressão, mas está no caminho certo.

quinta-feira, julho 10, 2008

INTER x GOIÁS 1-0

gol: Adriano, 5' st

Clemer 6 - Não foi muito exigido, especialmente no segundo tempo. Seguro nas intervenções.
Ricardo Lopes 5 - Um pouco titubeante na defesa e fraco no apoio, errando passes fáceis e não indo à frente.
Índio 7 - Tranqüilo e preciso quando exigido, tanto por cima quanto por baixo. Teve bastante trabalho no primeiro tempo e nos últimos 15 minutos.
Sorondo 7 - Mesma avaliação de seu colega de zaga. Há de se considerar que a boa atuação dos zagueiros foi auxiliada pelo bom posicionamento geral do sistema defensivo, que não permitiu profundidade ao jogo goiano.
Marcão 5 - Não comprometeu, mas continua lento, desatento, mal posicionado. Pouco apoiou.
Magrão 5,5 - Não cometeu erros graves e ajudou na marcação, mas esteve muito apagado.
Edinho 5 - Bem no desarme, péssimo com a bola nos pés.
Guiñazú 5 - Restrito à marcação, levou mais um cartão amarelo desnecessário. Corretamente substituido no intervalo.
Taison 6 - Posicionado muito pelo centro e sob forte marcação, teve pouco espaço para jogar no primeiro tempo. Melhorou muito no segundo, até ser supreendentemente substituído.
Alex 6 - O esforço e a participação de sempre, mas com pouco sucesso. Sua produção oscilou tanto quanto a do coletivo ao longo do jogo. Fez um lançamento brilhante para Nilmar, que perdeu um gol fácil.
Nilmar 6 - Isolado demais no primeiro tempo, apareceu bastante no segundo, mas com poucoas vitórias pessoais sobre a defesa. Criou do nada o primeiro gol roubando a bola de um zagueiro, mas desperdiçou o gol do 2-0 cara à cara com o goleiro.

Adriano 7 - Entrou no intervalo para mudar o sistema tático e descomplicar um jogo duro. Fez o gol e criou outras boas chances. Ainda que tenha errado muitas jogadas, foi o diferencial da partida.
Maycon 5,5 - Substituiu Taison aos 30' st. Jogou pouco e mal.
Andrezinho sn - Substituiu Nilmar aos 42' st.

Tite 6 - O primeiro tempo ruim no aspecto ofensivo foi mais conseqüência da forma como jogou o Goiás do que de erros de escalação ou posicioamento. Teve o mérito de arrumar o time no intervalo e o demérito de estragá-lo e quase permitir o empate ao trocar Taison por Maycon.

domingo, julho 06, 2008

Inter no Brasileiro

Passada Eurocopa, volto a conseguir me concentrar no futebol tupiniquim. Atualizo minhas opiniões sobre o Inter em tópicos.

Saída de Abel: não posso dizer que já foi tarde, pois sequer deveria ter vindo no ano passado. Perdemos meio ano de trabalho, uma Copa do Brasil fácil e, talvez, a chance de ganhar o Brasileiro.

Chegada de Tite: longe de ser um dos meus favoritos, mas justificado em virtude da falta de opções. O mais importante era o Abel sair. Tanto é que, em tão pouco tempo, o Inter que jogou contra Grêmio e Coritiba demonstrou ser um time bem diferente.

Gre-Nal: dois pontos perdidos por uma estupidez cometida pelo nosso projeto de grande goleiro.

Fernandão: sua experiência, liderança, técnica e empatia com a torcida farão muita falta. Mas resolve-se um problema tático criado com a única boa contribuição de Abel em 2008, que foi achar a melhor função para Alex em campo. Nem ala, nem articulador, um "trequartista", como se diz na Italia. Em outras palavras, um atacante que vem de trás, exatamente a função em que Fernandão melhor rendeu em sua passagem pelo Inter.

Taison: quem o acompanhou no time sub-20 sabia de que se tratava de uma promessa. Porém, não esperava que fosse entrar tão bem no time de cima. Está jogando como o tal "trequartista", mas sua agilidade e velocidade complementam as características de Alex. Logo, não há uma sobreposição de funções, como havia na dupla Fernandão-Alex.

Bolívar: sempre o achei melhor do que Índio, mas não sei se o Bolívar que chega é o mesmo que foi embora em 2006. Bem ou mal, sua chegada bloqueia a ascensão de Danny Morais, que para mim deveria ser o titular. De todo modo, é um jogador com experiência e que também pode fazer a lateral direita. Mas acho que o Inter precisa de zagueiro pela esquerda, pois Marcão não pode continuar no time e Titi tem se revelado ainda despreparado para a titularidade.

Angelo: não dá pra entender essa contratação, já que para a lateral direita há Bustos, Ricardo Lopes, Jonas, Wellington Monteiro e até mesmo Bolívar. Se Ângelo fosse destacadamente melhor do que os citados, sua contratação seria justificável. Mas não creio que seja o caso. Espero que, pelo menos, o Inter dispense dois entre Bustos, Jonas e Monteiro, pois vão acabar nem pegando banco e consumindo recursos financeiros inutilmente.

Futuro no Brasileiro:

Notas no Gre-Nal (1-1, gol de Índio):
Renan 3 (Clemer 5), Ricardo Lopes 6, Índio 6,5, Sorondo 6,5 e Marcão 6; Magrão 7, Edinho 6,5 e Guiñazú 6; Alex 7 e Taison 7 (Ramón 6); Nilmar 7.

Notas em Inter x Coritiba (3-0, gols de Alex):
Clemer 6,5, Ricardo Lopes 6, Índio 6, Sorondo 6,5 e Marcão 5,5; Maycon 5,5 (Jonas sn), Edinho 6 e Guiñazú 6,5; Alex 8,5 (Andrezinho sn) e Taison 7 (Adriano sn); Nilmar 5,5.

segunda-feira, junho 30, 2008

UEFA EURO 20008: seleção da UEFA

A UEFA divulgou há pouco os 23 jogadores que foram escolhidos como destaque da competição pelo seu comitê técnico. Xavi foi eleito o melhor jogador.

UEFA EURO 2008™ Team of the Tournament

Goalkeepers:
Gianluigi Buffon (Italy), Iker Casillas (Spain), Edwin van der Sar (Netherlands).

Defenders: Bosingwa (Portugal), Philipp Lahm (Germany), Carlos Marchena (Spain), Pepe (Portugal), Carles Puyol (Spain), Yuri Zhirkov (Russia).

Midfielders: Hamit Altıntop (Turkey), Luka Modrić (Croatia), Marcos Senna (Spain), Xavi Hernández (Spain), Konstantin Zyryanov (Russia), Michael Ballack (Germany), Cesc Fàbregas (Spain), Andrés Iniesta (Spain), Lukas Podolski (Germany), Wesley Sneijder (Netherlands).

Forwards: Andrei Arshavin (Russia), Roman Pavlyuchenko (Russia), Fernando Torres (Spain), David Villa (Spain).

Contesto algumas das escolhas do comitê técnico da UEFA. A consistência defensiva da Espanha fez com que Casillas fosse pouco exigido nas partidas. Boruc, da Polônia, jogou muito mais do que o capitão espanhol. Sua presença na seleção é consequência de ser o capitão do time campeão e das péssimas cobranças de pênaltis de De Rossi e Di Natale nas quartas-de-final. Já as presenças de Ballack e Bosingwa não tem justificativa nenhuma. Ballack jogou bem apenas contra Portugal e, ainda assim, teve papel secundário na vitória. Bosingwa fez um torneio muito ruim, com inúmeras falhas defensivas e pouca contribuição ofensiva. Eu também não escolheria Lahm, que fez uma primeira fase apagada, falhou demais na defesa mesmo na partida em que foi decisivo e foi o principal responsável pelo gol do título espanhol. Lateral tem que ser forte na defesa e bom no ataque. Nesse balanço, ninguém foi melhor do que Fabio Grosso. Finalmente, o mais absurdo: a ausência de David Silva.

domingo, junho 29, 2008

UEFA EURO 2008: análise final

Na melhor Eurocopa das sete que pude acompanhar desde 1988, a Espanha mereceu tanto a vitória sobre a Alemanha quanto a conquista da taça. Em uma postagem de três semanas atrás, eu apontava como maior favorita a Alemanha, seguida de Portugal e, mais pelo peso da tradição, Itália e França. Minha lista dos cinco únicos possíveis campeões acabava com a Espanha, que, para mim, corria por fora em função de sua defesa inconfiável. Ironicamente, em uma Eurocopa marcada pela supreendente fragilidade geral das defesas, a única dupla de zaga que não comprometeu foi justamente a formada por Puyol e Marchena. Méritos claros do treinador Aragonés, que conseguiu arrumar a equipe de forma a manter a posse de bola e proteger sua medíocre última linha com uma formidável meia-cancha.

Seleção do Torneio:
Montei três times, seguindo os três sistemas táticos mais usados na UEFA Euro 2008. Difícil foi escolher zagueiros e laterais direitos. Atribuí mais valor a quem chegou mais longe. Iniesta, por exemplo, não jogou melhor do que Cristiano Ronaldo e Sneijder, mas como foi até a final, enfrentou mais jogos duros em relação a quem ficou pelo caminho e teve suas melhores atuações justamente nas partidas mais importantes.

SELEÇÃO DE OURO (4-2-3-1)
Buffon (ITA)
Anyukov (RUS) - Puyol (ESP) - Chiellini (ITA) - Grosso (ITA)
De Rossi (ITA) - Xavi (ESP)
Iniesta (ESP) - Sneijder (HOL) - Podolski (GER)
David Villa (ESP)

SELEÇÃO DE PRATA (4-4-2)
Boruc (POL)
S. Ramos (ESP) - R. Kovac (CRO) - Marchena (ESP) - Pranjic (CRO)
Schweinsteiger (GER) - Senna (ESP) - Modric (CRO) - D. Silva (ESP)
Arshavin (RUS) - Pavlyuchenko (RUS)

SELEÇÃO DE BRONZE (4-1-4-1)
van der Sar (HOL)
Altintop (TUR) - Carvalho (POR) - Simunic (CRO) - Zhirkov (RUS)
Semak (RUS)
C. Ronaldo (POR) - Fabregas (ESP) - Zyryanov (RUS) - Arda (TUR)
Fernando Torres (ESP)

ALEMANHA x ESPANHA 0-1

gols: Torres 33'

ALEMANHA
1-Lehmann 6
3-Friedrich 5; 17-Mertesacker 5; 21-Metzelder 5; 16-Lahm 4
8-Frings 6; 15-Hitzlsperger 5
7-Schweinsteiger 6; 14-Ballack 5; 20-Podolski 5
11-Klose 5
subs.: 2-M. Jansen (-16) 5; 22-Kuranyi (-15) 4; 9-M. Gomez (-11) sn

ESPANHA
1-Casillas 6
15-S. Ramos 6; 5-Puyol 6; 4-Marchena 7; 11-Capdevilla 6
19-M. Senna 7; 8-Xavi 8
21-D. Silva 6; 10-Fábregas 5; 6-Iniesta 7
9-F. Torres 7
subs.: 14-X. Alonso (-10) 6; 12-S. Cazorla (-21) sn; 17-Güiza (-9) sn

sexta-feira, junho 27, 2008

RÚSSIA x ESPANHA 0-3

gols: Xavi 50', Güiza 73', D. Silva 82'

RÚSSIA
1-Akinfeev 6
22-Anyukov 5; 4-Ignashevich 4; 2-V. Berezutski 4; 18-Zhirkov 5
9-Saenko 5; 11-Semak 6; 20-Semshov 4; 17-Zyryanov 5
10-Arshavin 4; 19-Pavlyuchenko 6
subs.: 15-Bilyaletdinov (-20) 5; 21-Sychev (-9) 6

ESPANHA
1-Casillas 6
15-S. Ramos 8; 5-Puyol 7; 4-Marchena 6; 11-Capdevila 6
21-D. Silva 8; 8-Xavi 7; 19-M. Senna 7; 6-Iniesta 8
7-D. Villa 6; 9-Torres 5
subs.: 10-Fabregas (-7) 8; 17-Güiza (-9) 7; 14-X. Alonso (-8) 6

quinta-feira, junho 26, 2008

ALEMANHA x TURQUIA 3-2

gols: Ugur Boral 22', Schweinsteiger 26', Klose 70', Semih 86', Lahm 90'

nota do jogo: 7

ALEMANHA
1-Lehmann 4
3-Friedrich 5; 17-Mertesacker 4; 21-Metzelder 5; 16-Lahm 7
6-Rolfes 5; 15-Hitzlsperger 6
7-Schweinsteiger 7; 13-Ballack 5; 20-Podolski 7
11-Klose 6
subs.: 8-Frings (-6) 6; 2-M. Jansen (-11) sn

TURQUIA
1-Rustu 5
20-Sabri 6; 4-Gokhan Zan 5; 6-M. Topal 4; 3-Hakan B. 5
7-Mehmet Aurelio 6
18-Kazim 6; 22-H.Altintop 6; 19-Ayhan 5; 16-U. Boral 7
9-Semih 6
subs.: 21-Mevlut (-19) sn; 10-Gokdeniz (-16) sn; 11-Tumer (-18) sn

segunda-feira, junho 23, 2008

UEFA Euro 2008: previsão para as semifinais

ALEMANHA x TURQUIA

Os alemães acertaram o time do meio para a frente e bateram Portugal com autoridade e bom futebol. A Turquia, sempre na base da vontade e do preparo físico, novamente conseguiu superar um adversário tecnicamente nos últimos minutos de jogo. Mesmo com a assombrosa deficiência da zaga alemã, o ataque turco não é competente a a ponto de fazer muitos estragos, especialmente sem o contundido Nihat e os suspensos Tucay e Arda. Acho que a Turquia pode dificultar muito o jogo alemão, que provavelmente não será tão encantador como foi contra Portugal. Mas, a menos que a quota de milagres turcos não tenha se esgotado, a superioridade técnica da Alemanha a conduzirá para a final.

ESPANHA x RÚSSIA

Jogo duro de se prognosticar, mas certamente muito agradável de se ver. Dois times com vocação para o ataque e jogadores muito técnicos. O placar de 4x1 conseguido pelos espanhóis na fase de grupo foi bastante enganador e não pode ser tomado como base para nenhuma análise. Em primeiro lugar, naquela partida não estava Arshavin, o craque do time. Em segundo lugar, a Rússia jogava melhor quando levou o primeiro jogo em uma falha gritante na saída de bola por parte do zagueiro Shirokov. Shirokov conseguiu a proeza de falhar feio em todos os gols, foi sacado do time e a defesa melhorou um pouco. Porém, como o também fraco Kolodin está suspenso, Hiddink poderá ter que recolocar Shirokov no time ou compor a zaga com um dos irmãos Berezutsky, mais acostumados a jogarem com Ignashevich, colega de CSKA. Contudo, seja qual for a escolha de Hiddink, a defesa russa seguirá sendo vulnerável e dificilmente não tomará gols do ágil e técnico ataque espanhol. Como do outro lado do campo o ataque russo tem tudo para levar vantagem nos duelos individuais com os defensores espanhóis, a partida deverá ser decidida a favor de quem tiver o domínio da meia-cancha. Nesse aspecto, a Rússia teve nítida vantagem nas partidas contra Suécia e Holanda, enquanto a meia-cancha espanhola superou a sueca só no segundo tempo e deu-se melhor contra a italiana que, contudo, foi muito competente no âmbito defensivo. Outro item que pende para o lado russo, e que tem sido quase ignorado pela nossa imprensa esportiva, é a melhor preparação física dos russos. A exceção de Saenko, todos os convocados jogam no campeonato local, cujo calendário está na metade. Sem sombra de dúvidas, isso traz uma considerável desvantagem aos espanhóis, todos em final de uma desgatante temporada. Não arrisco palpite, mas torço pela Rússia.

domingo, junho 22, 2008

ESPANHA x ITÁLIA 0-0 (4-2 nos pênaltis)

nota do jogo: 5

ESPANHA
1-Casillas 7
15-S.Ramos 6; 5-Puyol 6; 4-Marchena 6; 11-Capdevilla 5
6-Iniesta 6; 19-M. Senna 6; 8-Xavi 5; 21-D. Silva 7
9-F. Torres 5; 7-D. Villa 6
subs.: 10-Fabregas (-8) 5; 12-S. Cazorla (-6) 5; 17-Güiza (-9) 5

ITÁLIA
1-Buffon 7
19-Zambrotta 5; 2-Panucci 7; 4-Chiellini 8; 3-Grosso 6
22-Aquilani 5; 10-De Rossi 6; 13-Ambrosini 4
20-Perrotta 4; 18-Cassano 6
9-Toni 5
subs.: 16-Camoranesi (-20) 5; 11-Di Natale (-18) 5; 7-Del Piero (-22) sn

Análise:
A Espanha sempre teve a iniciativa do jogo enquanto a Itália, precavida pela derrota frente à Holanda, tratou apenas de se defender e contra-atacar. De fato, os italianos foram muito competentes em fechar os espaços aos atacantes espanhóis, mas jamais conseguiram encaixar contra-ataques devido à forma como Donadoni posicionou sua "squadra": Cassano e Perrotta abertos pelos flancos ficaram fora das posições onde podem render, se isolaram do time e deixaram Toni em uma situação de jogo muito precária. Somando-se e a isso a pesadíssima ausência do "regente" Pirlo, não havia mesmo como o voluntarioso artilheiro do campeonato alemão desencantar. Mesmo que tenha ameaçado a porta de Buffon praticamente apenas com chutes de fora da área, a melhor proposta tática e a iniciativa da Espanha foram justamente premiadas pela vitória nos pênaltis.

sábado, junho 21, 2008

HOLANDA x RÚSSIA 1-3

gols: Pavlyuchenko 56', van Nistelrooy 86', Torbinski 112', Arshavin 116'

nota do jogo: 9

HOLANDA
1-van der Sar 7
21-Boulahrouz 5; 2-Ooijer 4; 4-Mathijsen 5; 5-van Bronckhorst 5
17-de Jong 5; 8-Engelaar 5
18-Kuyt 5; 23-van der vaart 5; 10-Sneijder 7
9-van Nistelrooy 7
subs.: 21-van Persie (-8) 5; 2-Heitinga (-21) 5; 20-Afellay (-8) 6

RÚSSIA
1-Akinfeev 6
22-Anyukov 6; 4-Ignashevich 4; 8-Kolodin 5; 18-Zhirkov 7
11-Semak 7
9-Saenko 6; 20-Semshov 6; 17-Zyryanov 7
10-Arshavin 9; 19-Pavlyuchenko 7
subs.: 7-Torbinskiy (-20) 6; 15-Bilyaletdinov (-9) 6; 21-Sychev (-19) sn

Análise:
A Rússia dominou amplamente os primeiros 20 minutos do primeiro tempo e toda a prorrogação. Em outras fases da partida teve ligeiro domínio ou se equivaleu aos holandeses, mas jamais foi inferior. Mesmo assim, sua dupla de beques falhou por diversas vezes, numa das quais van Nistelrooy empatou um jogo que já parecia definido. Não se pode dizer que a Holanda tenha jogado tão mal. O que houve foi uma derrota tática e física no domínio da meia-cancha, que além de exarcebar os problemas defensivos já identificados nas partidas anteriores, impossibilitou o melhor rendimento de algusn jogadores que encantaram nas primeira partidas, como Kuyt, van Persie, van Bronckhorst e van der Vaart. Apenas Sneijder e van Nistelrooy tiveram boas atuações. Alguma dose de culpa pelo resultado adverso também recai sobre as substituições feitas por van Basten, especialmente quando preteriu Robben em favor do jovem e menos brilhante Afellay.

CROÁCIA-TURQUIA 1-1 (1-3 nos pênaltis)

gols: Klasnic 119', Semih 120+2'

nota do jogo: 7

CROÁCIA
1-Pletikosa 6
5-Corluka 6; 4-R. Kovac 6; 3-Simunic 6; 22-Pranijc 6
11-Srna 5; 10-N. Kovac 7; 14-Modric 8; 7-Rakitic 6
19-Kranjcar 5; 18-Olic 5
subs.: 21-Petric (-19) 5; 19-Klasnic (-18) 7

TURQUIA
1-Rustu 6
20-Sabri 4; 15-E. Asik 5; 6-Gokhan Zan 5; 3-Hakan B. 5
22-H. Altintop 6; 6-M. Topal 6;
18-Kazim 4; 17-Tuncay 6; 14-Arda 6
8-Nihat 5
subs.:16-Ugur Boral (-18) 5; 9-Semih (-6) 7; 10-Gokdeniz (-8)

Análise:
A Croácia tinha mais time e jogou melhor o tempo regulamentar. Mas, assim como na partida de estréia, não impôs ritmo próprio à partida, por vezes parecendo até mesmo estar contente com o empate. Assim, ao não pressionar o fraco sistema defensivo turco, deixou de definir o resultado ao seu favor nos 90 minutos. Na prorrogação, fez-se notar o melhor preparo físico e mental dos turcos, que dominaram as ações. Mesmo assim, com a entrada de Klasnic, a Croácia finalmente ganhava um atacante eficiente que, como previsto nesse blog, teria sido decisivo. De fato, Klasnic fez o "gol da vitória" a um minuto do fim. Mas, num chutão desesperado do goleiro Rustu para a área, Nico Kovac e Simunic literalmente bateram cabeça e Semih aproveitou a sobra para estufar a rede croata. Os pênaltis apenas refletiram os ânimos de cada time.

sexta-feira, junho 20, 2008

PORTUGAL x ALEMANHA 2-3

gols: Schweinsteiger 22', Klose 26', Nuno G. 40', Ballack 61',Postiga 87'

nota do jogo: 9

PORTUGAL
1-Ricardo 5
4-Bosingwa 5; 15-Pepe 5; 16-R. Carvalho 5; 2-P. Ferreira 3
8-Petit 4; 10-J.Moutinho 5
11-Simão 6; 20-Deco 6; 7-C. Ronaldo 6
21-Nuno Gomes 6
subs.: 6-Raul Meirelles (-10) 6; 19-Nani (-21) 6; 23-H. Postiga (-8) 6

ALEMANHA
1-Lehmann 6
3-A. Friedrich 6; 17-Mertesacker 5; 21-Metzelder 6; 16-Lahm 7
6-Rolfes 7; 16-Hitzlsperger 6
7-Schweinsteiger 8; 13-Ballack 8; 20-Podolski 7
11-Klose 7
subs.: 18-Borowski (-16) sn; 4-Fritz (-7) sn; 2-M. Janssen (-11) sn

Se Joachim Löw soubesse falar português, eu desconfiaria de que ele leu duas das minhas postagens nesse blog, pois todas as minhas "sugestões" foram plenamente atendidas. Brincadeiras à parte, Portugal não jogou mal, mas deu azar de ter enfrentado um adversário bom e muito bem preparado para o jogo. Nos primeiros 30 minutos, a Alemanha deu um banho tático em Portugal e, com os 2-0, deixou a vitória muito bem encaminhada. Depois, administrou o jogo. Apenas no final do jogo, quando é natural que ocorra uma pressão desesperada por parte de quem está perdendo, é que Portugal conseguiu ameaçar o placar da partida. A Alemanha cedeu terreno e perdeu um pouco da concentração, talvez por cansaço. Mesmo assim, a vitória alemã foi justa e merecida.

quarta-feira, junho 18, 2008

UEFA EURO 2008: previsão para as quartas-de-final

Não arriscaria jogar todas as minhas fichas em nenhuma das oito seleções. Todos os confrontos são de previsão difícil, pois o que se observa no futebol moderno é que as seleções tem grande variação de rendimento de um jogo para o outro, especialmente pelas questões táticas e emocionais. Mas, como não gosto de ficar em cima do muro, a seguir aponto meus favoritos: Alemanha, Croácia, Holanda e Itália.

PORTUGAL x ALEMANHA
Portugal mostrou bom futebol, obteve duas vitórias convincentes e tem Cristiano Ronaldo em grande fase. Ao contrário, a Alemanha não jogou bem, perdeu o jogo para seu único adversário de algum nível e Ballack só apareceu bem em um isolado gol de falta. Emocionalmente, o grupo português também parece estar melhor que o alemão. Mas embora tudo isso esteja a afvor de Portugal, não confio no setor defensivo, especialmente no jogo aéreo. Se Löw montar a Alemanha de modo a marcar forte em uma altura do campo que não permita profundidade aos meia-atacantes portugueses, ganha o jogo no contra-ataque e na bola parada. Uma hora essa Alemanha tem que despertar. As chances aumentam com Schweinsteiger em campo e Mario Gomez e Fritz fora.

Chances: Alemanha 60% x 40% Portugal

CROÁCIA x TURQUIA
A Turquia tem jogado basicamente na garra e no preparo físico superior, o que lhe consente superioridade no último quarto do jogo. A Croácia é melhor organizada e bem mais técnica. Seu ponto mas fraco tem sido a qualidade dos atacantes, o que de certa forma pode ser equilibrado pela deficiência dos turcos justo na linha defensiva. Além disso, Klasnic pode ser a peça que falta no ataque croata. Para a Croácia, a chave do jogo será não deixar a Turquia jogar, pressionando-a do início ao fim do jogo, mesmo com vantagem no placar.

Chances: Croácia 80% x 20% Turquia

HOLANDA x RÚSSIA
A Rússia tem mostrado um futebol muito técnico e envolvente no ataque, mas sua defesa é bastante deficiente. A Holanda tem maravilhado a todos, mas tem tido um pouco de sorte e seus problemas defensivos (a altura de Mathijsen e a pouca qualidade de Ooijer) mascarados pelas circunstâncias. As duas equipes tem em comum a intensidade do jogo pelas laterais do campo. Haverá um duelo muito interessante entre Zhirkov e Kuyt pela direita holandesa. E é bem possível que Hiddink ponha Arshavin bem aberto pela direita russa, para impedir os avanços de van Bronckhorst. Isso também deixaria um dos três meio-campistas mais atento a Sneijder e van der Waart, já que Semak, o cabeça-de-área, costuma ser o encarregado de cobrir as constantes subidas do lateral esquerdo Zhirkov. De todo modo, para bater os holandeses, a Rússia terá que jogar no seu limite e contar com Arshavin e Pavlyuchenko em noite de eficiência quase plena nas finalizações. Não identifiquei a chave do jogo, mas além da qualidade técnica, a balança pesa para a Holanda nos quesitos experiência e opções de banco. Torço pela Rússia, que foi minha aposta como surpresa do Euro, que deu um show de bola na Suécia, mas acho que dá Holanda.

Chances: Holanda 70% x 30% Rússia

ESPANHA x ITÁLIA
Como sempre, a Itália começa a se arrumar durante a competição. A Espanha está melhor do que nunca, mas acho que toda técnica, velocidade e agilidade de Villa e Torres causarão menos problemas à defesa italiana do que a espanhola sofrerá com o jogo aéreo de Toni e os lampejos de craque de Cassano. Pecado a supensão de Pirlo, fundamental para o jogo aéreo e organização do jogo. Bendita a de Gattuso, mas como entra Ambrosini, não se muda muito. A chave do jogo é não deixar a Espanha contra-atacar. Algo me diz que Toni será decisivo, marcando um gol e escorando para outro. Apesar de não estar jogando mal, está incrivelmente azarado/incompentente na finalização. Uma hora tem que entrar. E será nas redes de Casillas.

Chances: Itália 60% x 40% Espanha

RÚSSIA x SUÉCIA 2-0

gols: Pavlyuchenko 24', Arshavin 50'

nota do jogo: 8

RÚSSIA
1-Akinfeev 7
22-Anyukov 7; 4-Ignashevich 6; 8-Kolodin 5; 18-Zhirkov 8
11-Semak 7
17-Zyryanov 7; 20-Semshov 6; 15-Bilyaletdinov 6
10-Arshavin 8; 19-Pavlyuchenko 8
subs.: 9-Saenko (-15) 7; 23-Bystrov (-19) sn

SUÉCIA
1-Isaksson 7
5-Stoor 5; 3-Mellberg 5; 4-Hansson 5; 2-Nilsson 4
8-Elmander 6; 19-Andersson 4; 8-Svensson 5; 9-Ljungberg 5
17-H. Larsson 5; 10-Ibrahimovic 5
subs.: 16-Kallstrom (-19) 6; 20-Allback (-2)

FRANÇA x ITÁLIA 0-2

gols: Pirlo (P), 25, De Rossi 62'

nota do jogo: 6

FRANÇA
23-Coupet 6
14-Clerc 4; 5-Gallas 4; 3-Abidal 4; 13-Evra 5
6-Makelele 6; 20-Toulalan 5
10-Govou 4; 22-Ribery sn
12-Henry 6; 9-Benzema 5
subs.: 11-Nasri (-22) sn; 2-Boumsong (-11) 5; 8-Anelka-10 4

ITÁLIA
1-Buffon 7
19-Zambrotta 6; 2-Panucci 6; 14-Chiellni 6; 3-Grosso-6
8-Gattuso 5; 10-De Rossi 7; 21-Pirlo 6
20-Perrotta 5
18-Cassano 6; 9-Toni 6
subs.: 13-Ambrosini (-21) 5; 16-Camoranesi (-20) 5; 22-Aquilani (-8) sn

POLÔNIA x CROÁCIA 0-1

gol: Klasnic 55'

nota do jogo: 6

POLÔNIA
1-Boruc 8
13-Wasilewski 5; 14-Zewlakov 4; 5-Dudka 6; 4-Wawrzyniak 5
19-Mu­rawski 5; 18-Lewandowski 5;
17- Lobodzinski 5; 20-Roger Guerreiro 7; 8-Krzynowek 6
11-Saganowski 5
subs.: 23-Kokoszka (-19) 5, 7-Smolarek (-17) 7; Zahorski (-11) 5

CROÁCIA
23-Runje 7
2-Simic 6; 6-Vejic 6; 15-Knezevic 6; 22-Pranjic 8
16-J.Leko 6; 8-Vukojevic 6; 13-Pokrivac 6; 7-Rakitic 7
17-Klasnic 7; 21-Petric 6
subs.: 5-Corluka (-15) 6; 19-Kranjcar (-21) sn; 9-Kalinic (-17) sn

AUSTRIA x ALEMANHA 0-1

gol: Ballack 48'

nota do jogo: 6
ÁUSTRIA
21-Macho 6
17-Hiden 5; 3-Stranzl 5; 4-Po­gatetz 5
14-Garics 7; 6-Aufhausen 5; 5-Fuchs 5
10-Ivantschiz 5
20-Harnik 4; 22-Hoffer 5; 11-Korkmaz 5
subs.: 8-Leitgeb (-17) 6); 19-Säumel (-11) 6; 18-Kienast (-20) 5

ALEMANHA
1-Lehmann 6
3-Frie­drich 5; 21-Metzelder 6; 17-Mertesacker 5; 16-Lahm 7
4-Fritz 5; 8-Frings 6; 13-Ballack 6; 20-Podolski 6
17-Klose 5; 9-Mario Gomez 3
subs.: 15-Hitzlsperger (-9) 5; 10-Neuville (-83) sn; 18-Borowski (-4) sn

segunda-feira, junho 16, 2008

TURQUIA x REP. TCEHCA 3-2

gols: Koller 34', Plasil 62', Arda 75', Nihat 87' e 89'

nota do jogo: 8

TURQUIA
23-Volkan 4
22-H. Altintop 8; 13-Emre Üngör 5; 2-Servet 7; 3-Hakan B. 5
7-M. Aurelio 5; 6-Mehmet Topal 5
19-Tuncay 6; 14-Arda Turam 8
9-Semih 4; 8-Nihat 8
subs.: 20-Sabri (-9) 6; 18-C. Kazim (-6) 4; 15-Emre Asik (-13) 5

REP. TCHECA
1-Cech 4
2-Grygera 6; 21-Ujfalusi 6; 22-Rozehnal 7; 6-Jankulovski 6
4-Galasek 5; 3-Polak 5
7-Sionko 7; 17-Matejovski 6; 20-Plasil 7
9-Koller 7
subs.: 13-Jarolim (-17) 5; 11-Vlcek (-7) sn; 13-Kadlec (-20) sn



domingo, junho 15, 2008

UEFA Euro 2008: Seleção das duas primeiras rodadas





















Van der Sar (HOL)
Boulahrouz (HOL), Mellberg (SUE), Ricardo Carvalho (POR), van Bronckhorst (HOL)
Kuyt (HOL), Modric (CRO), Zyryanov (RUS), Sneijder (HOL)
Cristiano Ronaldo (POR), David Villa (ESP)


sábado, junho 14, 2008

QUEM MOSTROU O QUE NAS PRIMEIRAS RODADAS DA UEFA EURO 2008

Na melhor Euro que já assisti (acompanhei todas desde 88), o futebol do velho mundo deve estar deixando a velha imprensa esportiva brasileira (PVC, Calçade & Cia. excluídos) de cabelo em pé, pois o que se vê é muita bola pra frente, poucos volantões brucutus, defesas pouco confiáveis e muitos jogos bons.

A seguir, ordenei as seleções da Euro pela qualidade do futebol mostrado. Por "qualidade" entenda-se o conjunto formado pelos planos técnico, tático, físico, emocional, além do resultado, é claro. Para cada seleção, resumidamente escrevo o que mostrou e arrisco um palpite sobre as chances de título.

1) HOLANDA: o futebol mais vistoso e mais rápido, os melhores resultados, o melhor banco de reservas, mas uma boa dose de sorte, ajuda da arbitragem e falhas da zaga central que, por circunstâncias, não pesaram no placar nem foram vistas pela imprensa brasileira. Chances de título: parecem altas, mas raramente uma seleção que encanta a imprensa na primeira fase levantar canecos em Copas e Eurocopas.

2) PORTUGAL: muitas semelhanças com a Holanda, mas com menos sorte e problemas defensivos um pouco mais evidentes, especialmente com seus laterais. A diferença é que Portugal está sendo exatamente o que se esperava - Cristiano Ronaldo incluído- e a Holanda surpreende até ao seu próprio técnico. Chances de título: maiores do que as da Holanda, pois os tulipanos não tem Felipão no banco nem um jogador decisivo como Cristiano Ronaldo em campo. E Deco ? Sim, Deco está jogando muito, mas tanto quanto Sneijder.

3) CROÁCIA: futebol ruim quando podia, futebol bom quando precisou. Chances de título: Quem não tem camisa não vence, ainda mais sem um atacante confiável. Mas se a Grécia venceu, a Croácia também pode ter chances. Das seleções do "segundo escalão" europeu, é que

4) ESPANHA: a dupla de ataque mais perigosa do torneio, uma defesa pouco confiável e um meio de campo que ainda não acertou o passo. Chances de título: o currículo da Fúria não sugere nenhum favoritismo, mas se Fábregas conseguir se encaixar na equipe e acertar a meia-cancha, é possível que os gols de Villa e Torres possam superar a fragilidade da defesa. Do contrário, não passa pelas quartas.

5) SUÉCIA: um sistema defensivo surpreendentemente compacto para os padrões suecos pós Copa de 94, uma meia-cancha formada por 4 meia-atacantes que exercem todas as funções possíveis e desejáveis para um meio-campista moderno, mas uma enorme dependência de Ibrahimovic. Chances de título: mínimas, próximas a zero, mas sem Ibrahimovic em campo, nivela-se à Rússia e talvez nem passe de fase. Se o joelho deixar Ibra jogar como no primeiro tempo contra a Espanha, avança e endurece o jogo contra a Holanda.

6) ALEMANHA: Podolski em grande forma, Klose e Ballack sumidos, uma defesa indigna mesmo do histórico recente da seleção e um estado anímico supreendentemente negativo para quem cresceu vendo a todos exaltarem a frieza e o poder de concentração dos germânicos. Chances de título: seriam grandes se Joachim Löw corrigisse algumas coisas como: 1) parar de insistir com Mario Gomez e Klose simultaneamente no ataque, 2) aproximar Ballack da área; 3) escalar Schweinsteiger como titular; 4) reanimar o vestiário . Porém, como Schweinsteiger deve ser punido com mais de um jogo por expulsão e tenho dúvidas sobre o lado motivador de Löw, vai ser difícil passar por Portugal.

7) ITÁLIA: um treinador perdido, uma tremenda falta de sorte (contusão de Cannavaro, erros grotescos de arbitragem, bolas que incrivelmente não entram, etc.) e a forma físico-técnica de Toni muito abaixo do que nos três primeiros quartos da temporada. Chances de título: se passar de fase e Donadoni usar Cassano como arma de desequilíbrio técnico, pode ser que o time se arrume e a Azzurra volte a estar entre os favoritos.

8) FRANÇA: um jogo lento e sem força na primeira partida, uma defesa envelhecida e um ataque sem sorte na segunda e Ribery lutando bravamente para dar uma alma ao time. Chances de título: muito poucas, pois mesmo com toda força de sua camisa e a experiência do elenco, seu treinador escala a partir de critérios muito questionáveis e se mostra incapaz de ler o jogo e reverter uma situação desfavorável.

9) RÚSSIA: jogadores rápidos, com boa técnica e ótimo toque de bola do meio para a frente e uma zaga nem um pouco confiável. Chances de título: nenhuma.

10) ROMÊNIA: um time extremamente compacto, bem disposto em campo, com bom toque de bola, que procura jogar no erro do adversário, mas que carece de um grande atacante ao lado de Mutu para dar maior poder ofensivo. Chances de título: nenhuma.

11) REP. TCHECA: uma estréia ruim, um adversário chato para Portugal, mas sobretudo uma imensa dificuldade de achar uma formação ideal do meio para a frente, especialmente por falta de jogadores capazes de substituir os vários Nedved, Poborski, Rosicky e o próprio Koller, uma sombra de si mesmo. Chances de título: nenhuma, mas pode complicar a Croácia em um eventual embate de quartas-de-final.

12) TURQUIA: um time com muita vontade, mas muito irregular, de escalação ideal ainda indefinida, zaga fraca, e ataque de pouco punch. Chances de título: 20% de chances de supreender os tchecos, mas além das quartas é impossível chegar.

13) POLÔNIA: as mesmas deficiências técnicas em todos os setores que se viram nas duas últimas Copas do Mundo, especialmente no sistema defensivo e na "centroavância". Chances de título: já está desclassificada, mas nunca se imaginou que pudesse ir além das quartas-de-final.

14) SUÍÇA Chances de título: pouca eficiência ofensiva e muito menor solidez que na Copa do Mundo, mas alguns jovens jogadores que serão a base da era pós Kobi Kuhn. Chances de título: já está desclassificada, mas nunca se imaginou que pudesse ir além das quartas-de-final.

15) ÁUSTRIA Chances de título: um time sofrível na primeira partida, melhor e mais vibrante na segunda, mas que se não estivesse jogando em casa não teria sido capaz de empatar com a Polônia. Chances de título: a menos que a Alemanha faça o maior fiasco de sua história, nem passa pela fase de grupo.

16) GRÉCIA: nada além do seu futebol cínico e cretino e confirmação de que 2004 foi o ano da zebra, da bruxa solta, das leis de Murphy e de que um raio não cai mesmo duas vezes no mesmo lugar. Chances de título: já está desclassificada e bem que poderia voltar pra casa com uma sacolada de gols espanhóis e sem fazer nenhum. A FIFA precisa urgentemente reorganizar o calendário do futebol mundial para que essas competições passem a acontecer no meio da temporada e não no momento em que a maioria dos grandes jogadores estão mental e fisicamente cansados.

GRÉCIA x RÚSSIA 0-1

gol: Zyryanov, 33'

GRÉCIA
1-Nikopolidis 4
2-Seitaridis 5; 5-Dellas 5; 16-Kyrgyakos 6; 15-Torosidis 6
3-Patsatzoglou 4; 6-Basinas 5; 21-Katsouranis 5
9-Charisteas 4; 23-Liberopoulos 4; 20-Amanatidis 4
subs.: 10-Karagounis (-2) 5; 17-Gekas(-23) sn; 8-Giannakopoulos (-20) sn

RÚSSIA
1-Akinfeev 6
22-Anyukov 5; 4-Ignashevich 6; 8-Kolodin 5; 18-Zhirkov 7
11-Semak 7
7-Torbinski 7; 17-Zyryanov 7; 20-Semshov 6; 15-Bilyaletdinov 6
19-Pavlyuchenko 7
subs.: 9-Saenko (-15) 6; 2. V. Berezutski (-18) sn

SUÉCIA x ESPANHA 1-2

gols: F. Torres 15', Ibrahimovic 34', David Villa 90+2'

SUÉCIA
1-Isaksson 6
5-Stoor 6; 3-Mellberg 7; 4-Hansson 5; 2-Nilsson 5
11-Elmander 6; 19-D. Andersson 5; 8-A. Svensson 6; Ljungberg 6
10-Ibrahimovic 7; 11-H. Larsson 4
subs.: 22-Rosenberg(-10) 4; 18-S. Larsson (-11) sn; 16-Kälström (-17) sn

ESPANHA
1-Casillas 5
15-S. Ramos 4; 5-Puyol sn; 4-Marchena 7; 11-Capdevilla 4
6-Iniesta 5; 19-M. Senna 6; 8-Xavi 5 ; 21-D. Silva 7
9-F. Torres 7; 7-D. Villa 7
subs.: 2-Albiol (-5) 5;10-Fabregas(-8) 5; 12-Santi Cazorla (-6) 6



HOLANDA x FRANÇA 4-1

gols: Kuyt 9', van Persie 59', Henry 71', Robben 72', Sneijder 90+2'

HOLANDA
1-van der Sar 8
21-Boulahrouz 6; 2-Ooijer 5; 4-Mathijsen 5; 5-van Bronckhorst 6
17- de Jong 5; 8-Engelaar 4
8-Kuyt 7; 23-van der Vaart 6; 10- Sneijder 8
9-van Nistelrooy 6
subs.: 11-Robben (-8) 8; 7-van Persie (-8) 7; 14-Bouma(-23) sn

FRANÇA
23-Coupet 5
2-Sagnol 5; 15-Thuram 4; 5-Gallas 5; 13-Evra 5
20-Toulalan 4; 6-Makelele 5
10-Govou 5; 22-Ribery 7; 7-Malouda 5
12-Henry 6
subs.: 18-Gomis (-7) 4; 8-Anelka (-10) sn

sexta-feira, junho 13, 2008

ITÁLIA x ROMÊNIA 1-1

gols: Mutu 55', Panucci 56'

ITÁLIA
1-Buffon 8
19-Zambrotta 4; 2-Panucci 7; 4-Chiellini 7; 3-Grosso 7
10-De Rossi 6; 21-Pirlo 6
19-Camoranesi 5; 20-Perrotta 4
7-Del Piero 5; 9-Toni 7
subs.: 18-Cassano (-20) 7; 15-Quagliarella (-7) sn; 13-Ambrosini (-16) sn

ROMÊNIA
1-Lobont 7
2-Contra 5; 4-Tamas 4; 15-Goian 5; 3-Rat 6
7-Petre 5; 6-Radoi sn; 8-Codrea 6; 5-Chivu 6
10-Mutu 6
21-D. Niculae 4
subs.: 20-Dica (-7) 5; 16-Nicolita (-7) 5; 11-Cocis-10 sn

ÁUSTRIA x POLÔNIA 1-1

gols: Roger 30', Vastic (P) 90+3'

ÁUSTRIA
21-Macho 7
14-Garics 6; 15-Prodl 7; 3-Stranzl 6; 4-Pogatetz 4
10-Ivanschitz 5; 8-Leitgeb 6; 6-Aufhauser 5; 11-Korkmaz 6,5
20-Harnik 3; 9-Linz 3
subs.: 7-Vastic (-10) 6; 18-Kienast (-9); 19-Säumel sn

POLONIA
1-Boruc 8
13-Wasilewski 5; 2-Jop 3; 6-Bak 5; 14-Zewlakov 4
5-Dudka 6, 18-Lewandowski 4
11-Saganowski 6; 20 Roger Guerreiro 7; 8-Krzynowek 6
7-Smolarek 5
subs.: 4-Golanski(-2) 5; Lobodinski (-11) sn; Murawski (-20) sn

CROÁCIA x ALEMANHA 2-1

gols: Srna 24', Olic 62', Podolski 79'

CROÁCIA
1-Pletikosa 6
5-Corluka 6; 4-R. Kovac 7; 3-Simunic 7; 22-Pranjic 7
11-Srna 7; 10-N.Kovac 6; 14-Modric 7; 7-Rakitc 7
19-Kranjcar 6; 18-Olic 7
subs.: 21-Petric (-18) sn; 16-Leko (-11) sn; 15-Knezevic (-19) sn

ALEMANHA
1-Lehman 6
16-Lahm 6; 17-Mertesacker 5; 21-Metzelder 5; 2-Jansen 4
4-Fritz 4; 8-Frings 6; 13-Ballack 5; 20-Podolski 7
9-Gomez 3; 11-Klose 4
subs.: 19-Odonkor (-2) 4; 7-Schweinsteiger (-9) 6; 22-Kuranyi (-4) sn

quinta-feira, junho 12, 2008

SUÍÇA x TURQUIA 1-1

gols: Hakan Yakin 32', Semih 57', Arda 90+2'

SUÍÇA
1-Benaglio 5
5-Lichtsteiner 5; 4-Senderos 6; 20-P. Müller 5; 3-Magnin 5
19-Behrami 6; 8-Inler 6; 15-G. Fernandes 5; 16-Barnetta 5
10-Hakan Yakin 7; 12-Derdiyok 6
subs.: 22-Vonlanthen (-16) 5; 7-Cabañas (-15) sn; 14-Gygax (-10 ) sn

TURQUIA
23-Volkan 7
22-H. Altintop 5; 2-Servet Çetin 5; 15-Emre Asik 4; 3-Hakan B. 5
10-Gökdeniz 4; 11-Tümer 4; 7-M. Aurelio 5; 14-Arda 8
17-Tuncay 4; 8-Nihat 5
subs.: 6-Mehmet Topal (-11) 5; 9-Semih (-10) 6; 18-Kazim (-8) sn

quarta-feira, junho 11, 2008

PORTUGAL x REP. TCHECA 3-1

gols: Deco 8', Sionko 17', Cristiano Ronaldo 63', Quaresma 90+1'

PORTUGAL
1-Ricardo 5
4-Bosingwa 4; 15-Pepe 5; 16-R. Carvalho 6; 2-P.Ferreira 4
8-Petit 5; 10-J. Moutnho 6
11-Simão 4; 20-Deco 8; 7-C. Ronaldo 8
21-Nuno Gomes 5
subs.: 5-F.Meira (-10) sn; 13-Hugo Almeida (-21), sn; 17-Quaresma (-11) 6

REP. TCHECA
1-Cech 7
2-Grygera 4; 21-Ujfalusi 6; 22-Rozehnal 4; 6-Jankulovski 5
4-Galásek 5; 3-Polak 5
7-Sionko 7; 17-Matejovsky 5; 20-Plasil 5
15-Baros 6
subs.: 12-Vlcek (-17); 49-Koller (-4) sn; 14-Jarolim(-20) sn

GRÉCIA x SUÉCIA 0-2

gols: Ibrahimovic 67', Hansson 72'

GRÉCIA
1-Nikopolidis 5
2-Seitaridis 4; 19-Antzas 5; 5-Dellas 5; 16-Kyrgiakos 5; 15-Torosidis 5
9-Charisteas 6; 6-Basinas 5; 21-Katsouranis 4; 10-Karagounis 4
17-Gekas 3
subs.: 7-Samaras (-17) 4; 20-Amanatidis (-5) 4

SUÉCIA
1-Isaksson 6
7-Alexandersson 5; 3-Mellberg 6; 4-Hansson 6; 2-Nilsson 6
21-Wilhelmsson 6; 8-Svensson 6; 19-Andersson 5; 9-Ljungberg 7
10-Ibrahimovic 7; 17-H. Larsson 6
subs.: 11-Elmander (-10) sn; 5-Stoor (-7); 22-Rosenberg (-21) sn

ESPANHA x RÚSSIA 4-1

gols: Villa 20',44',75', Fábregas 90+1', Pavlyuchenko 86'

ESPANHA
1-Casillas 6
15-Sérgio Ramos 6; 5-Puyol 6; 4-Marchena 5; 11-Capdevilla 6
6-Iniesta 6; 8-Xavi 6; 19-M. Senna 5; 21-D. Silva 6
9-F. Torres 5; 7-D. Villa 9
subs.: 10-Fábregas (-9) 7; 12-S. Cazorla (-6) 5; 14-Xabi Alonso (-21) sn

RÚSSIA
1-Akinfeev 6
22-Anyukov 5; 14-Shirokov 3; 8-Kolodin 4; 18-Zhirkov 6
11-Semak 5
21-Sychev 4; 20-Semshov 5; 17-Zyryanov 7; 15-Bilyaletdinov 5
19-Pavlyuchenko 6
subs.: 23-Bystrov (-21) 4; 7-Torbinski (-20) 5; 6-Adamov (-23) 4

segunda-feira, junho 09, 2008

HOLANDA x ITALIA 3-0

gols: van Nistelrooy 26', Sneijder 31', van Bronckhorst 79'

HOLANDA
1 van der Sar 7
2-Boulahrouz 6; 21-Ooijer 6; 4-Mathijsen 6; 5-van Bronckhorst 8

17-de Jong 6; 8-Engelaar 6
18-Kuyt 8; 23-van der Waart 6; 10-Sneijder 8
9-van Nistelrooy 6
subs.: 7-van Persie (-9) 6; 3-Heitinga (-2) sn; 20-Afellay (-8) sn

ITALIA
1 Buffon 6
2-Panucci 6; 6-Barzagli 5; 23-Materazzi 4; 19-Zambrotta 5
8-Gattuso 5; 21-Pirlo 6; 13-Ambrosini 4
16-Camoranesi 5; 11-Di Natale 5
9-Toni 5
subs.: 3-Grosso (-23) 6; 7-Del Piero (-11) 6; 18-Cassano (-16) 6

Análise:
Grande partida da Holanda, sem dúvidas, mas sobretudo uma péssima noite italiana no plano tático. A Azzurra errou ao usar uma estratégia que não combinava com sua escalação, nem com o adversário. Até começou melhor, dominando o jogo por cerca de 10 minutos. Mas aos poucos a Holanda melhorou a marcação, começou a manter a posse de bola e a achar os espaços na defesa italiana. Por isso, mesmo que em um escandaloso impedimento, o primeiro gol holandês não foi totalmente injusto. Com os abomináveis Gattuso e Ambrosini à frente de Pirlo no meio de campo, preferidos a De Rossi e Aquilani, Camoranesi em dia de mais baixos que altos e pouca atividade dos laterais, a única saída de jogo razoável era com Pirlo. O resultado foi que a Italia nem jogou nem marcou, sendo envolvida pela movimentação de Sneijder, van der Waart e Kuyt. Mas além de mal escalada, a Italia teve muito azar. Além do gol irregular, o segundo tento holandês nasceu de um contrataque fulminante iniciado quando van Bronckhorst salvou um gol italiano em cima da linha. O terceiro gol foi muito semelhante, surgido logo após uma espetacular defesa de van der Sar em cobrança de falta de Pirlo. Naquele momento, já com Del Piero, Cassano e Grosso, a Itália jogava bem, pressionava e criava oportunidades. Mas, incrivelmente, a bola não entrava. E assim foi que a Holanda de um só atacante deu um "chocottone" na Itália de três atacantes. E no Brasil, ainda há quem se prenda aos velhos clichês.

ROMÊNIA x FRANÇA 0-0

ROMENIA
1-Lobont 6
2-Contra 5; 4-Tamas 6; 15-Goian 5; 3-Rat 7
16-Nicolita 5; 11-Cocis 4; 6-Radoi 6; 5-Chivu 6
21-D.Niculae 4; 10-Mutu 6
subs: 8-Codrea (-11) 5; 18-M.Niculae (-10) sn; 20-Dica(-6)

FRANÇA
23-Coupet 6
19-Sagnol 5; 15-Thuram 6; 5-Gallas 7; 3-Abidal 5
20-Toulalan 5; 6-Makelele 5
22-Ribery 6; 7-Malouda 5
8-Anelka 4; 9-Benzema 5
subs: 18-Gomis (-8) 5; 11-Nasri (-9) sn

domingo, junho 08, 2008

euro2008: AUSTRIA x CROÁCIA 0-1

gol: Modric (P), 4'

ÁUSTRIA
21-Macho 6
15-Prödl 5; 3-Stranzl 6; 4-Pogatetz 4
2-Standfest 5; 6-Aufhauser 5; 19-Säumel 4; 12-Gercaliu 4
10-Ivanschitz 5
20-Harnick 4; 9-Linz 3
subs: 7-Vastic (-19) 5; 11-Korkmaz (-12) 6; 18-Kienast (-9) 5

CROÁCIA
1-Pletikosa 7
5-Corluka 5; 4-R. Kovac 6; 3-Simunic 6; 22-Pranjic 4
11-Srna 4; 10-N. Kovac 5; 14-Modric 6; 19-Kranjcar 5
21-Petric 3; 18-Olic 5
subs: 15-Knezevic (-19) 5; 20-Budan (-9) 4; 8-Vukojevic (-18) sn

sábado, junho 07, 2008

euro2008: PORTUGAL x TURQUIA 2-0

gols: Pepe 61', Raul Meireles 90+3'

PORTUGAL

1-Ricardo 6
4-Bosingwa 5; 16-Ricardo Carvalho 7; 15-Pepe 7; 2-P. Ferreira 4
8-Petit 5; 10-João Moutinho 7
7-C. Ronaldo 7; 20-Deco 6; 11-Simão 5
21-Nuno Gomes 6
subs: 19-Nani (-21) 6; 6-Raul Meireles (-11) 6; 5-Fernando Meira (-20) sn.

TURQUIA
23-Volkan 6
22-Hamit Altintop 5; 4-Gokhan Zan 4; 2-Servet 4; 3-Hakan B. 4
7-M. Aurelio 5; 5-Emre 5
18-Kazim 4; 21-Mevlut 4; 17-Tuncay 4
8-Nihat 5
subs: 20-Sabri (-21) 5; 15 Emre Asik (-4) 4; 9-Semih (-22) sn

euro2008: SUIÇA x REP. TCHECA 0-1

gol: Sverkos, 71'

SUIÇA
1-Benaglio 6
5-Lichtsteiner 5; 4-Senderos 5; 20-Müller 6; 3-Magnin 5
19-Behrami 6; 8-Inler 7; 15-Gelson Fernandes 5; 22-Barnetta 5
11-Streller 4; 9-Frei 6
subs.: 10-Hakan Yakin (-9) 6; 22-Vonlanthen (-5) sn; 12-Derdyok(-19) sn

REP. TCHECA
1-Cech 7
2-Grygera 4; 21-Ujfalusi 6; 22-Rozehnal 6; 6-Jankulovski 5
4-Galasek 5; 3-Polak 5
7-Sionlo 5; Jarolim 6; Plasil 5
9-Koller 4
subs.: 10-Sverkos (-9) 7; 11-Vlcek (-7) sn; 5-Kovac (-7)

EURO 2008: palpites para a primeira fase

Vou torcer para a Itália e Portugal, mas acho que a Alemanha é a favorita para vencer a Euro 2008. O time alemão não conta com nenhum craque, mas tem 11 bons jogadores, um ótimo conjunto e o respaudo de uma campanha irretocável nas eliminatórias, além da "camisa" mais pesada dentre todos os participantes.

Para a primeira fase, os palpites são os seguintes:

Grupo A - Portugal e Rep. Tcheca se classificam, Suíça tem chances, Turquia em último.
Portugal grande favorito, com República Tcheca e Suiça decidindo hoje a segunda vaga. Gosto do futebol tcheco, mas a seleção está envelhecida e desfalcada de Rosicky. A Suíça foi bem na Copa do Mundo, onde muito embora tenha mostrado os tradicionais problemas ofensivos, apresentou um time muito sólido e compacto. Mas, segundo minhas fontes, apesar dos mesmos nomes, o time piorou e deve ter no fator campo sua principal cartada. Não acredito na Turquia, cujo elenco atual é muito mais fraco do que aquele da Copa de 2002 e cuja defesa é pouco confiável. Além do mais, nos últimos 4 anos, a Turquia vem colecionando inacreditáveis tropeços nos jogos decisivos.

Grupo B - Alemanha e Croácia se classificam, Polônia desafia e Áustria vai ter dificuldades até em fazer um gol.
Mesmo jogando em casa, a Áustria deverá ficar em último nesse grupo. Alemanha passa com folga e a outra vaga se decide entre Croácia e Polônia na última rodada. A Polônia fez ótima campanha nas eliminatórias, mas não passa por um bom momento e não tem tantos recursos técnicos quanto a Croácia. Acho os Croatas favoritos, mas o time tem que superar a falta do contundido brasileiro Eduardo no ataque e a falta de jogo de seus veteranos defensores, quase todos reservas em seus clubes.

Grupo C - França e Itália se classificam, Holanda sobra e Romênia é a pedra no sapato de alguém
É o "grupo da morte", pois além de ser muito difícil prognosticar seu resultado, é formado por três pesos pesados e uma forte candidata à supresa da vez. Arrisco-me a descartar a Holanda, em função da má qualidade de sua defesa e do abandono do seu tradicional estilo de jogo. Itália e França são times que costumam começar de forma irregular e se arrumar ao longo da competição, se passam pela primeira fase. É difícil confiar em um time com Gattuso, Ambrosini, Di Natale e Camoranesi, especialmente quando se tem no banco Cassano, Del Piero, De Rossi e Aquilani, todos provenientes de excelentes temporadas em seus clubes. A Itália também perde muito com a contusão de Cannavaro e os abandonos de Maldini e Nesta, sem falar no de Totti, o único italiano que se aproxima da definição de craque. Mesmo assim, a exemplo do que se viu na Copa do Mundo, a "maglietta Azzurra" pesa. E estou apostando que Luca Toni vai finalmente poder mostrar ao mundo o que os torcedores de Palermo, Fiorentina e Bayern conhecem tão bem. Conheço menos os problemas da França do contestado treinador Domenech. Mas mesmo com a pouco prometente campanha de Henry no Barcelona nessa temporada, uma equipe de jogadores tão experientes e técnicos, tem toda a chance de ser campeã se Ribery e Benzema conseguirem confirmar em terras alpinas aquilo que mostraram em seus clubes nessa temporada. Apesar da força de Itália e França, acho que a Romênia de Chivu e Mutu pode complicar a vida de pelo menos um dos bicho-papões do grupo.

Grupo D - Espanha se classifica, Rússia é minha aposta maluca no lugar que deveria ser da Suécia e um raio grego não cai duas vezes no mesmo lugar.
A cada Copa ou Eurocopa, a Espanha é colocada entre os favoritos pelos cronistas mais "animados" e olhada com total descrédito e desconfiança pelos mais céticos, os quais sempre acabam com a razão. Dessa vez acho que a Espanha tem um grupo de meias e atacantes tão bons que passo a me incluir entre os "animado". Mas com Puyol e Marchena na defesa e aquela camisa vermelha que nunca pesa nas horas decisivas, acho que uma semifinal estará de bom tamanho aos espanhóis. Isso tudo considerando que jogue Fábregas que, para minha supresa, não está sendo dado como titular pelos jornais italianos que leio. A Suécia sempre mostra bom futebol em finais de Copa e Eurocopa e, em tese, deveria ficar com a segunda vaga. A Rússia pós União Soviética manteve a característica de mesclar defensores fortes, meias habilidosos e atacantes prolíficos, mas coleciona grandes decepções. Na última Eurocopa, por exemplo, o que se viu foi um jogo muito lento, muito leve e com muito pouca pegada e vibração. Mas estou apostando nos russos porque Guus Hiddink tem feito mágica por onde passa (Coréia do Sul, PSV, Austrália) , assumindo o trono de Rei Midas que outrora fora de Bora Milutinovic . Pecado que Pogrebnyak não tenha se recuperado de lesão e Arshavin cumpra suspensão no jogo de estréia. Quanto aos atuais campeões europeus, quero crer não estejam mais iluminados pelos velhos deuses do Olimpo, que as magias do bruxo Rehhagel tenham enfraquecido e que aquele bando de jogadores "meia-boca" mostre a verdadeira cara, deixando a Grécia em último lugar.

sábado, maio 31, 2008

INTER x SPORT: Abel, vá se Qatar

Abel inovou na escalação e o time jogou bem, embora não tenha conseguido um bom resultado. O Sport jogou com o freio-de-mão puxado e a cabeça na final da Copa do Brasil, mas o fato é que o Inter tomou conta do jogo e criou inúmeras ocasiões de gol. O gol de empate do Sport, em um lance isolado e circunstancial, foi fruto de um dos velhos defeitos do Inter, a jogada aérea em cima da defesa. Desta vez os culpados não foram os zagueiros, mas Andrezinho e Edinho, que, no lance de escanteio, estavam marcando os dois jogadores que cabecearam a bola.

Após a estabanada expulsão de Sidnei (mas uma), Abel mexeu bem na equipe, recompondo o sistema defensivo com dois laterais e dois zagueiros e até melhorando na frente, já que Andrezinho pouco contribuira na criação e Adriano passou a render melhor como atacante do que como ala. Somente após a entrada de Enílton é que o Sport passou a ameaçar a defensiva colorada. E foi nesse momento que Abel começou a cometer os erros de sempre. Em nome de uma falsa idéia de que trocar Adriano pelo péssimo Ji-Paraná fosse lhe garantir um mísero ponto, Abel diminuiu as chances de se conquistar três. As chances foram quase aniquilidas quando, supreendentemente, trocou um centroavante que jogava bem (Nilmar) por um atacante de movimentação lateral (Iarley) que há muito tempo não tem contribuído significativamente.

INTER-SPORT 1-1
Alex

Inter no 3-5-2

Renan 7
Índio 6,5
Sidnei 5
Marcão 5,5
Adriano 5,5 (Ji-Paraná 4)
Edinho 5,5
Guinãzu 6
Andrezinho 4 (Ricardo Lopes 6)
Ramón 5,5
Alex 7
Nilmar 6,5 (Iarley sn)

sábado, maio 24, 2008

Flamengo x Inter

Desta vez não se pode apontar Abel como responsável direto pela derrota. Mesmo com os importantes desfalques de Guiñazú e Magrão, o Inter foi muito superior ao Flamengo no primeiro tempo, impondo o seu ritmo e o seu jogo. E desceu aos vestiários justamente premiado com a vantagem no placar. O Flamengo voltou melhor no segundo tempo e respondeu à altura, pressionando e virando o jogo em 10 minutos em que o Inter praticamente assistiu à partida. Apesar disso, os gols foram falhas diretas e imperdoáveis da zaga. Depois, o jogo voltou a ficar equilibrado, com o Inter tendo a iniciativa e o Flamengo se defendendo e contratacando. Abel fez substituições ousadas, que se não tiveram grande impacto técnico pelo menos empuraram o Flamengo para trás. Não seria injusto o gol de empate de Nilmar, negado por um salvador carrinho de Léo Moura em cima da linha de meta.

FLAMENGO-INTER 2-1
Nilmar

Inter no 3-5-2:
Renan 6
Índio 4,5
Sidnei 6
Marcão 6 (Gil 5)
Jonas 5
Danny Morais 5,5 (Adriano sn)
Ji-Paraná 5,5 (Andrezinho 5)
Alex 6,5
Ramón 6,5
Fernandão 5,5
Nilmar 6,5

Posições x Funções

Passam os anos, muda o futebol e maioria absoluta da crônica esportiva brasileira e gaúcha continua comparando times apenas pelos nomes dos jogadores e sustentando teses apenas com base nos resultados.

Agora, uns estão dizendo que Fernandão tem que sair do time e outros dizem que ele só pode jogar de centroavante. Questionam Nilmar. E continuam achando que Alex é articulador.

Desde o dia 2 de fevereiro, quando publiquei uma coluna no Papo de Bola, digo que Alex só pode executar uma função no time do Inter, que é a ala esquerda. E essa função é necessária para qualquer time de futebol, pois ela não é uma posição existente apenas no 3-5-2. Alguém deve jogar aberto pelo lado esquerdo, com funções de marcação, apoio e ataque. Não acho que o Alex possa ser o melhor do Brasil na função, longe disso. Mas ele tem técnica, sabe cruzar, doa-se ao time e, além de tudo, é o melhor cobrador de faltas do elenco. Ou seja, precisa estar em campo.

Abel tem os méritos de ter encontrado uma outra função para Alex no campeonato Gaúcho. Alex jogou como um atacante recuado, assim como Fernandão. Os dois tem executado exatamente a mesma função e ocupado a mesma faixa transversal do gramado, ainda que com características técnicas e físicas bem diferentes. Funcionou no Gauchão, mas não na Copa do Brasil, nem no Campeonato Brasileiro. Contra times um pouco melhores e mais bem postados, surgiu um vácuo entre o ataque e o meio-de-campo, visto que o Inter joga com um atacante, dois meia-atacantes e nenhum articulador. Guinãzú e Magrão sabem jogar e apoiam, mas são volantes. Bons volantes. Apenas volantes.

Não tenho nenhum medo em dizer que entre Fernandão e Alex só há espaço para um. E como quase todos devem concordar, Fernandão joga mais. Do jeito que Abel arma o time, em nome de um melhor rendimento de Alex, Fernandão perde a sua liberdade de jogar logo atrás do atacante. Assim, continuo achando que Alex ou joga como externo esquerdo de meio-campo ou é o reserva do Fernandão. Isso também melhoraria o jogo do Inter pelo lado do campo, que hoje é absolutamente inexistente. Tenho dúvidas se Andrezinho é o articulador que o Inter precisa. Mas é o único que tem essa característica. E quando jogou na dele, no lugar de Alex, fez um partidaço contra o Paraná. Hoje, Andrezinho tem mais uma boa chance de mostrar seu futebol, mas vai jogar numa função um pouco diferente, atrás do trio ofensivo, onde até agora não conseguiu ter bom desempenho.

Desconsiderando atual, o Inter deveria jogar no 4-4-2, com Bustos, Índio, Sorondo e Marcão; Andrezinho, Guinãzú, Magrão e Alex; Fernandão e Nilmar.

Na falta de Sorondo, Danny Morais. Aliás, Danny Morais me parece ser o melhor zagueiro do elenco. Gostaria de ter uma melhor amostragem para ter certeza. Como volante, não tenho gostado, pois ele acaba sendo um zagueiro à frente da zaga e tem demonstrado alguma dificuldade de marcação.

Palmeiras x Inter: as notas

PALMEIRAS-INTER 2-1
Índio

Inter no 4-3-2-1
Renan 6
Jonas 5
Índio 5,5
Sorondo 5,5 (Orozco 5)
Marcão 5
Danny Morais 5,5
Abominável Edinho das Neves 2
Guiñazú 5,5
Fernandão 5 (Adriano sn)
Alex 5,5
Nilmar 5,5 (Guto sn)

quinta-feira, maio 15, 2008

Sport x Inter: as notas

SPORT-INTER 3-1 (desclassificado nas qurtas-de-final da Copa do Brasil 2008)
Sidnei (29'pt)

Inter no 5-3-2-1:
Clemer 6,5
Bustos 5
Sidnei 6 (Pessanha sn)
Orozco 5
Danny Morais 5,5 (Iarley sn)
Titi 5,5 (Derlei 5,5)
Jonas 4
Guiñazú 6,5
Fernandão 5
Alex 5
Nilmar 6

quarta-feira, maio 14, 2008

Fiasco

A vergonhosa derrota de hoje para o Sport e a conseqüente desclassificação na Copa do Brasil tiveram a "cara" de Abel Braga. A "cara" de um treinador perdedor. Sim, campeão do mundo e da América, mas perdedor. O treinador que, no somatório das duas últimas passagens pelo Beira-Rio, só conseguiu me convencer em duas partidas de caráter decisivo, quais sejam a primeira final da Libertadores contra o São Paulo e jogo contra o Barcelona. Nas duas partidas, as mesmas circunstâncias: o Inter não era o favorito, o adversário era o time que tentava impor seu jogo contra a estratégia de defesa e contrataque de Abel e a preparação físico-tática-emocional para o jogo foi especialíssima.

Após tomar o primeiro gol, o Inter partiu pra cima, impôs seu jogo e dominou amplamente as ações, criando oportunidades de gol em seqüência até igualar o placar. Depois, com o seguro placar de 1-1, esqueceu de jogar e partiu para o balão, para o desespero, como se fossem os últimos 5 minutos da final da Copa do Mundo. O Inter perdeu a posse de bola, muito mais pelo seu desequilíbrio do que pelas qualidades do adversário. As ausências dos experientes Marcão e Índio, assim como o incrível azar de perder seus dois substitutos em meio ao jogo, contribuiu muito menos para o resultado negativo do que a postura errada do time em campo. Quem orientou essa estratégia frequentemente suicida???? Quem orientou o time a jogar no chutão???? Quem não conseguiu mudar esse quadro no intervalo, nos vestiários????

No momento em que o segundo gol do Sport estava a poucos segundos de acontecer, eu comentava que não entendia porque Fernandão estava jogando tão recuado (quem mandou???), logo ele que tem as características ideais para converter o jogo de chutões pra frente em jogadas perigosas. No entanto, o franzino Nilmar foi deixado (por quem?????) no confronto isolado e direto com dois beques. Estava na cara que o Inter tomaria o segundo.

Depois da expulsão de Luciano Henrique, quando o placar de 2-1 ainda nos favorecia, mesmo com 11 contra 10, o Inter não foi capaz de se impor como time mais técnico e de mais camiseta. Falta total de preparo emocional? Ou falta de treino? Ou falta das duas coisas? Novamente, o gol do Sport caía de maduro. E caiu.

Ao final do jogo, repórteres de rádio declaram que Abel passara o jogo pedindo para seu time sair de trás e jogar bola. Se seus jogadores não o fazem, a culpa é de quem? Falta de treino. Falta de um treinador capaz de fazer suas idéias serem executadas. Fosse um grupo de jogadores desunido ou contrário ao técnico, poder-se-ia entender. Mas não é.

Pela milésima vez na era Abel, o Inter não soube o que fazer em campo estando com um jogador a mais que o adversário. Outras "dessas" foram listadas por mim em uma coluna de 2006 (http://www.papodebola.com.br/internacionalemdosedupla/20060828.htm)

Além disso, ocorreram os problemas crônicos da era Abel. Péssimo aproveitamento de escanteios, fraco desempenho da defesa na bola alta e algumas preferências muito questionáveis na escalação dos titulares, muito mais baseadas no histórico, na gratidão, no reconhecimento do esforço do que propriamente da qualidade e do rendimento do jogador (não estou falando de Fernandão).

Abel, como grande torcedor do Inter que és, peça o boné. Em nome do clube.

domingo, maio 11, 2008

Inter x Vasco: as notas

INTER-VASCO 1-0
Sidnei (4')

Inter no 4-4-2:
Renan 6
Jonas 5,5
Sidnei 7
Sorondo 6,5
Titi 6
Pessanha 5,5 (Marcão 6)
Derlei 6
Ji-Paraná 5,5
Andrezinho 6,5 (Ricardo Lopes 5,5)
Iarley 5,5 (Valter sn)
Adriano 5

4 volantes, Abel ????

Escrevo no intervalo de Inter x Vasco. Tudo bem que se queira poupar Andrezinho para quarta-feira, mas uma meia-cancha com quatro volantes desmonta qualquer meio de campo. O Inter ficará acéfalo, sem articulação e perderá a posse de bola. Ji-Paraná, mais uma vez muito mal, não articula nada. Assim, Abel convida, gentilmente, o Vasco a jogar no campo do Inter e facilita a vida do adversário. Ou o Inter faz outro gol fortuito, ou o Vasco empata o jogo. Além disso, Peçanha não está bem no jogo, cometendo faltas desnecessárias e já pendurado pelo amarelo. Abel corre sérios riscos de ficar com 10.

Gostaria de ver o Walter estrear nos profissionais. Especialmente numa dia em que Adriano parece não estar bem.

sábado, maio 10, 2008

Palpitão pro primeiro turno do Brasileirão 2008

Posto aqui meus palpite (não é uma previsão) para a classificação do Brasileirão 2008. Duas explicações se fazem necessárias. Primeiramente, os palpites valem só para o primeiro turno, pois as mudanças nos elencos que ocorrem na janela de transferências do futebol internacional, trocas de técnico, quedas e crescimentos de preparação física, entre outros motivos, costumam mudar bastante os destinos dos clubes. Em segundo lugar, como eu tenho a mania de torcer pelos meus palpites, não vou incluir a posição do Inter nele. Graças a Abel Braga e a simultaneidade da Copa do Brasil, duvido que o Inter termine o turno em primeiro. Mas acho que fica, com folga, entre os seis primeiros.

1) Palmeiras
2) Fluminense
3) São Paulo
4) Cruzeiro
5) Botafogo
6) Santos
7) Sport
8) Grêmio
9) Flamengo
10) Vasco da Gama
12) Coritiba
13) Atlético-MG
14) Atlético-PR
15) Náutico
16) Figueirense
17) Vitória
18) Portuguesa
19) Goiás
20) Ipatinga

quarta-feira, maio 07, 2008

Inter x Juventude: notas dos jogadores

INTER-JUVENTUDE 8-1
Fernandão (3), Danny Morais, Alex, Nilmar, Índio, Clemer (P)

Inter no 4-3-2-1

Clemer 6
Bustos 6,5 (Jonas sn)
Índio 6
Orozco 6
Marcão 6,5
Danny Morais 7
Guiñazú 7
Magrão 6,5
Fernandão 8 (Iarley sn)
Alex 7 (Andrezinho sn)
Nilmar 7

quinta-feira, maio 01, 2008

"Ainda mato um treinador" II - O Abacate













Em mais uma da série cujo título homenageia a célebre frase de Francisco Noveletto, a vítima da vez é o holandês Dick Advocaat, comandante dos russos do Zenit de São Petersburgo. Sem nenhuma dúvida, Advocaat é um dos grandes "heróis" pela supreendente campanha do atual campeão russo na Copa da UEFA. Mas, caso o Zenit fracasse na final do dia 14 de maio, Advocaat também poderá ser considerado o grande "vilão". Tudo por culpa de sua imprudência ao não substituir seu ótimo centroavante Pogrebnyak (10 gols em 13 jogos), que estava pendurado por um cartão amarelo. Cerca de 10 minutos após ter feito o quarto gol do Zenit no jogo e ter liquidado o Bayern de Munique, Pogrebnyak levou o fatal cartão amarelo que o tira da final, por ter atingido o rosto de um adversário com o cotovelo (embora nitidamente sem maldade) numa disputa de bola alta no meio de campo. Agora, vamos ver como Advocaat vai descascar esse abacaxi, ou melhor, abacate, já que e é essa a tradução de seu sobrenome.